Semas participa de Plenária Estadual de Reforma Agrária e Meio Ambiente

IMG-20160630-WA0001

Belém, 01/07/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) esteve presente, no período de 28 a 30 de junho, em Marabá, para participar da Plenária Estadual de Reforma Agrária e Meio Ambiente, promovida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

O evento contou com representantes do município de Canaã dos Carajás, da prefeitura de Marabá e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O objetivo foi aprofundar o debate sobre a conjuntura agrária no Pará, refletindo sobre os impactos do atual modelo de desenvolvimento rural e desafios da Federação, além de discutir a regularização fundiária e as condições de apropriação, posse e uso da terra.

A Semas, representada pela diretora de Unidades Regionais da secretaria, Sylvia Santos, a gerente de Planejamento, Maximira Silva, e o gerente de articulação e adequação ambiental rural, Renato Chaves, participaram do painel ‘Desafios e perspectivas para implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Plano de Recuperação Ambiental do estado do Pará’.

Na ocasião, foram ressaltados os avanços no que se refere ao CAR e anunciada a parceria do estado para capacitação de técnicos da Fetraf para elaboração do cadastro, além da proposta de criação de um termo de adesão com os trabalhadores, a fim de dar celeridade ao processo de realização da Licença de Atividade Rural (Lar), buscando a transparência pública.