Primeiro final de semana de julho chega com tempo estável na maior parte do Pará

Belém, 01/07/16 – O mês de julho inicia com uma boa notícia pra quem quer aproveitar o Verão Paraense nas praias e balneários do Estado. A previsão para este primeiro final de semana é de muito sol na maior parte do Pará. É o que indica a Diretoria de Hidrologia e Meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

De acordo com o boletim emitido pela diretoria, para este sábado (2) e domingo (3), quem pretende curtir o final de semana em Belém, poderá aproveitar o céu claro no período da manhã, mas deve ficar atento às chuvas rápidas e isoladas, que estão previstas para o final das tardes e início das noites. A temperatura varia entre mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.

Os frequentadores das praias de Salinas e outras que ficam no nordeste do estado, poderão curtir o período da manhã, que também será de céu aberto. No restante dos dias poderão ocorrer pancadas de chuvas tanto no sábado quanto domingo na porção litorânea da região. A mínima prevista é de 23ºC e máxima de 32ºC.

Para quem frequentar as praias do sudeste e sudoeste, os cuidados com a pele e o calor devem ser redobrados devido a alta temperatura, cuja máxima será de 35ºC. Já a mínima varia de 20º e 22ºC. O final de semana será de tempo firme devido atmosfera seca que cobre a região, inibindo a formação de nuvens de chuva.

Em toda a região do Baixo Amazonas e Calha Norte, que possui conhecidas praias como as de Santarém, o céu alterna de parcialmente nublado a nublado. Há previsão de chuvas isoladas, especialmente na região da Calha Norte, no período da tarde e da noite. As temperaturas serão estáveis, com mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.

Os paraenses e turistas que forem aproveitar as praias de Soure e outras localizadas na região do Marajó também devem ficar atentos às temperaturas. As manhãs indicam céu claro, porém, no período da tarde haverá um aumento da quantidade de nuvens, com o céu parcialmente nublado. As noites seguirão nubladas, com previsão de chuva e trovoadas, especialmente na ilha do Marajó. As temperaturas terão mínima de 22ºC e máxima de 34ºC.

Tábua de Marés – Segundo a previsão, os banhistas devem estar atentos para a ocorrência das marés altas nas praias do litoral paraense. Em Salinas, no sábado, as marés altas serão alcançadas nos horários de 5h24 da manhã, chegando a 4,8 metros, e às 18h, registrando 4,7 metros. Em Mosqueiro as marés mais altas deverão ocorrer no período da manhã, às 8h53 e às 21h30, atingindo máxima de 3,6 metros.

A maré mais alta do final de semana acontecerá no domingo, em Salinas, alcançando 5 metros, às 6h26 da manhã. Já em Mosqueiro, no entanto, as marés altas acontecem às 9h49 da manhã e 22h26, e chegam a 3,7 metros.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará