Semas e Ideflor-bio participam de Festa Junina no Parque Estadual do Utinga

DSC_0186 DSC_0554 DSC_0443

DSC_0293 DSC_0301 DSC_0360

Belém, 27/06/16 – Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveram, na última sexta-feira (24), a Festa Junina 2016, que contou com participação dos servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), sediados no Parque Estadual do Utinga.

A iniciativa para realização da festa partiu dos servidores da Semas, com o objetivo foi proporcionar um momento de integração das diretorias, coordenadorias e gerência da secretaria e do instituto, comemorando as tradicionais festividades do mês de junho e mostrando a preocupação com o ser humano.

Vários grupos culturais de Belém foram convidados para se apresentar no evento, como a quadrilha São João e dançarinos de Carimbó, além do tradicional grupo de boi bumbá do bairro de Icoaraci, o Estrela Guia, cuja apresentação foi uma homenagem aos 400 anos de Belém.

Além disso, a festa contou com animação do palhaço e educador ambiental Tio Arroz e diversas brincadeiras, como a do quebra-pote, onde um pote de cerâmica foi pendurado e dentro dele havia brindes como balas e premiação em dinheiro. A graça da brincadeira consiste em tentar, com os olhos vendados, acertar o pote com uma paulada.

Houve ainda gincana entre os setores da Semas, que passaram a semana que antecedeu a festa arrecadando alimentos para doação. Cada diretoria que participou indicou um casal para participar do Concurso de Miss e Mister da festa, e como parte dos critérios de avaliação estavam os alimentos arrecadados, valendo pontuação.

Ao todo foram coletados 385 kg de arroz, 714 kg de feijão e cerca de 24 kg de leite que serão distribuídos para várias instituições filantrópicas de Belém.  Os primeiros lugares do concurso ficaram com a Miss e o Mister da Diretoria de Gestão Florestal (DGFlor) da Semas. O segundo lugar ficou com a Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira (DGAF) e terceiro com a Diretoria de Recursos Hídricos / Hidrologia e Meteorologia (Direh / Dimeh).

Para Márcio Eokin, servidor da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) da Semas, que interpreta o palhaço Tio Arroz, proporcionar um momento de integração entre os trabalhadores, principalmente envolvendo a Semas e o Ideflor-bio, que são instituições parceiras, é fundamental. “Essa festa propõe a união das pessoas, que normalmente estão dispersas, cada um no seu setor, e não se conhecem. Esse é um momento grandioso para nós”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará