Servidores da Semas são vacinados contra a gripe H1N1

DSC_0023 DSC_0021 DSC_0024

Belém, 24/06/2016 – Cerca de 200 servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foram vacinados contra o vírus H1N1, nesta sexta-feira (24). A ação foi uma parceria da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), da Semas, e Secretaria de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de prevenir os funcionários da doença que segundo o Ministério da Saúde, apenas nos três primeiros meses deste ano foram registradas 71 mortes por gripe, quase o dobro dos casos ocorridos em 2015. A imunização via injeção protege contra o vírus Influenza H1N1 e demora cerca de 15 dias para fazer efeito. Segundo a Sespa,  durante a campanha de abril a maio deste ano, mais de 80% do estabelecido na meta foram vacinados.

Márcia Saches, assistente social da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD) falou um pouco da atividade. “Como muitos servidores viajam a trabalho, essa ação foi pensada para que nenhum dos funcionários adoeçam, causando um prejuízo à saúde e nos serviços”, disse. A servidora Cacilda Morais da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) também destacou a iniciativa como uma forma de aproximar os serviços de saúde dos servidores. “É muito importante essa vacinação para a prevenção, principalmente para quem tem que se deslocar para vários municípios do estado”, disse.

Argemira de Araújo da Gerência de Projetos Industriais (Geind) disse que ações como essa já ocorrem em outros períodos e que é fundamental estar bem para desenvolver as atividades. “Como trabalhamos com meio ambiente e viajamos muito é importante estarmos protegidos. Já tomamos vacinas contra outras doenças anualmente e agora recebemos essa contra o H1N1”.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma, pelas vias respiratórias, mas com as complicações típicas da H1N1. Nesses casos, o médico deverá coletar uma amostra de secreção do paciente e enviá-la para análise no laboratório.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará