Projeto Tenda Verde em Salinas tem participação da Semas

20160614_164504 20160614_191345

20/6/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, no último dia 14, da primeira parte do Projeto Tenda Verde, evento promovido pelo Instituto Manguezal com apoio do governo do estado e da prefeitura municipal de Salinópolis.  Cerca de 150 pessoas participaram da Capacitação em Coleta Seletiva e Preservação das Praias, promovido pelo instituto, como primeira parte do projeto realizado no município de Salinópolis. A programação do evento contou com a participação das técnicas Sineide Wu, gerente de programas e projetos de educação ambiental e Mary Anne da Gama, bióloga, ambas da Semas.

Durante a programação, também estiveram presentes representantes de vários setores sociais ligados ao ciclo do lixo no município, como os representantes das associações de Reciclagem de Salinópolis e de Barraqueiros da Praia do Atalaia, Colônia de Pescadores Z29, secretarias municipais de Meio Ambiente, e de Turismo, comerciantes da Praia do Maçarico, ambulantes, garçons, cozinheiras, servidores públicos municipais, catadores de frutos nativos e sociedade civil.

Luiz Tavares, presidente do Instituto Manguezal, avalia que a ação cumpriu o objetivo de difundir e fomentar uma atitude ambiental sustentável e integrada trazendo informações sobre a gestão da coleta seletiva e resíduos sólidos, preservação de ecossistemas marinhos e conservação da água, tendo como estratégia a mobilização social, com atividades de educação ambiental e exposições artísticas aos turistas e moradores das praias do município de Salinópolis.

Houve ainda palestra do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com informações sobre a criação da Unidade de Conservação no município de Salinópolis, denominada Monumento Natural Atalaia. A área de preservação ambiental tem como objeto os sítios naturais e de grande beleza cênica, situados na ilha do Atalaia, envolvendo dunas, restingas, manguezais, lagos, furos e praias do município de Salinópolis, atingindo uma extensão de 256,10 hectares, visando proteger esse litoral da expansão urbana e garantir a manutenção das espécies de flora e fauna residentes e migratórias, que utilizam a área para alimentação, refúgio e berçário natural durante épocas de reprodução.

O Projeto Tenda Verde baseia-se na Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos significa que não apenas o Poder Público, mas também todos aqueles envolvidos na cadeia de produção – indústrias, importadores, distribuidores, comerciantes –, além dos consumidores, devem adotar medidas para reduzir o volume de lixo gerado, aumentar a reciclagem, reutilização e destinação de forma ambientalmente adequada.