Semas e Ideflor-bio promovem plantio de mudas florestais no Portal da Amazônia

DSC_0036 DSC_0057 DSC_0072 DSC_0097 DSC_0116  DSC_0113

Belém, 17/06/16 – Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ocorrida no início do mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu nesta sexta-feira (17), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), o plantio de mudas florestais no Portal da Amazônia, em Belém. A atividade, realizada em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), encerrou a programação dedicada à Semana, que contou com 15 dias de ações de educação ambiental desenvolvidas em todo o Estado do Pará.

Participaram da ação crianças e adolescentes da Escola Estadual General Gurjão, da Escola da Vida, projeto do Corpo de Bombeiros Militar, e acadêmicos da Faculdade de Belém (Fabel). O objetivo foi despertar nos jovens a consciência e responsabilidade ecológica e promover a criação de áreas verdes no Portal, propondo um maior conforto térmico nesse espaço público.

Para o diretor de unidades de conservação do Ideflor-bio, Wendell Andrade, é uma grande satisfação promover ações como essa em conjunto com a Semas. “Nossa ideia com esse plantio é amenizar um pouco a temperatura. Partimos do principio que não pode existir recreação em espaço público sem existir espaços verdes, mesmo que seja para efeito de contemplação, garantindo a preservação do meio ambiente”.

O evento contou ainda com parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belém, e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na ocasião, foram plantadas cerca de 10 mudas de plantas nativas, como Ypê e Oiti, e distribuição de sementes para as crianças. Além disso, os alunos receberam bonés, camisas e medalhas da 1ª Corrida e Caminhada Sustentável, realizada pela secretaria no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Jorgina Barros, diretora da Escola Estadual General Gurjão comentou que participou da 1ª Corrida da Semas, percorrendo os 5 km do percurso, e aproveitou a oportunidade para passar dever de casa para os alunos, que vão apresentar para os professores da escola uma pesquisa sobre as mudas e essências que foram plantadas no local.

A diretora explicou que a preservação do meio ambiente é bastante debatido na escola e várias atividades sobre o tema são realizadas.  “Como gestora da instituição de ensino quero parabenizar a iniciativa da secretaria em propor um momento desses. Dar a teoria para os alunos é fundamental, mas vivenciar um plantio é um diferencial enorme. Desejo que essa seja a primeira de várias outras oportunidades porque bons exemplos como esse precisam ser divulgados e socializados”, avalia.

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Nahum Fernandes, destacou que a parceria com a Semas é antiga e agradeceu o convite para participar da ação. Ele explicou que aproximadamente 3 mil crianças fazem parte da Escola da Vida e que disseminar educação ambiental é um dos objetivos do projeto.

“Essa iniciativa é muito importante considerando a atual conjuntura do nosso planeta. O plantio tem um grande significado que é a preocupação com gerações futuras, haja vista que, se não nos preocuparmos agora, teremos situações difíceis posteriormente. A responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos nós”, disse o coronel.