Recursos Hídricos do Pará é tema de debate no Norte das Águas/ Rumo a Brasília 2018

Belém, 13/06/16 – Belém recebeu esta semana o evento ‘Rumo a Brasília 2018/ Norte das Águas’, preparatório para a 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em 2018. A programação iniciou na quinta-feira (9) e encerrou neste domingo (12), na Estação das Docas, com o objetivo de reunir e incentivar a sociedade civil para participar de debates sobre o uso dos recursos hídricos e teve oficinas de capacitação na área de comunicação, como jornalismo, cinema e fotografia, e gastronomia, com oficina ministrada pelo chef de cozinha Thiago Castanho. Além disso, houve apresentação de grupos regionais e debates interativos com pesquisadores e representantes governamentais.

O secretário adjunto de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, Ronaldo Lima, destacou a importância do evento para debater as questões da água e palestrou, no sábado (11), sobre o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado. Destacou os avanços obtidos nos processamentos de análise de outorga e nas discussões interinstitucionais, liderado pela Semas, no disciplinamento das atividades de lançamento de efluentes pelas obras da construção civil. O gestor aproveitou a ocasião para anunciar o apoio que a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) darão para o Estado na elaboração do plano Estadual de Recursos Hídricos: “conseguimos o apoio do governo federal com recursos que serão obtidos através do Fundo Amazônia. Agora estaremos, a partir do segundo semestre desse ano, trabalhando na construção do Plano”.

Ronaldo também anunciou o acordo de cooperação fechado entre a Semas e a Agência Nacional de Água (ANA), que estabelece a adesão do Pará ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua). O acordo terá vigência até 31 de dezembro de 2020 e prevê o monitoramento e compartilhamento de informações sobre a qualidade da água de cursos d’água em território paraense, a partir de coletas feitas em 55 pontos diferentes.

A programação do Norte das Águas incluiu ainda uma exposição fotográfica, resultado de uma expedição que percorreu, no mês de maio, os rios Xingu, Negro e Solimões. Um grupo de cinco jovens, liderado pelo fotógrafo americano Tyrone Tuner, da revista National Geographic, aprendeu técnicas, conheceu comunidades em Belém, Altamira e Manaus e registrou a relação de cada uma delas com os recursos hídricos.

Todas as ações estratégicas e soluções propostas pelos palestrantes no evento foram incluídas na “Carta de Belém: o Norte das Águas – Rumo a Brasília 2018”, documento que será levado para o Fórum Mundial da Água, assinado pelo secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, que representou o governador do Estado, Simão Jatene. Entre as propostas presentes no documento estão a disseminação de um novo modelo de comunicação para conscientização da população em relação ao uso racional e importância da água; integração das políticas e esforços dos governantes, para dar celeridade à construção de sistemas de saneamento  e o empoderamento e inclusão dos jovens nos debates que decidem o presente e o futuro das águas.

Ainda este ano, o evento deverá percorrer ainda a cidade de Salvador, Bahia. Já em 2017 a programação continuará em Foz de Iguaçu, no Paraná; São Paulo e Santiago, no Chile. Em cada uma dessas cidades será produzida uma nova carta com propostas e reflexões acerca das atividades realizadas.

Newton Azevedo, governador do Conselho Mundial da Água (CMA), avalia que a intenção do evento preparatório foi criar uma dinâmica que continuasse as discussões sobre a importância da água. “Diante desse cenário, pensamos que deveríamos tentar inovar um pouco. A ideia era preencher esse espaço entre os dois fóruns, em 2015 e 2018, e a melhor forma foi criar um projeto itinerante. E nada melhor do que começar por Belém, capital de um Estado que tem uma relação estreita com a água”, afirma.

A 8ª edição do Fórum Mundial da Água será realizada em março 2018, em Brasília, e terá como tema “Compartilhando a Água”. O encontro é promovido a cada três anos e foi realizado pela última vez em abril de 2015, nas cidades de Daegu e Gyeongbuk, na Coreia do Sul.

Ascom Semas, com participação da Agência Pará.