Comitiva do Pará participa de reunião com Ministro de Meio Ambiente

IMG_6802 IMG_0297

Belém, 10/06/16 – O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Luiz Fernandes Rocha, e secretário adjunto de Recursos Hídricos, Ronaldo Lima, participaram na quarta-feira (8) de uma reunião com o Ministro de Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho, na capital Federal, Brasília. O objetivo foi discutir o apoio do Governo Federal na construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos e discutir os avanços do Estado no combate ao desmatamento.

O encontro também contou com a presença dos Deputados Federais Hélio Leite e Arnaldo Jordy, do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, da Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo e do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), Ricardo Soavinski.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes, aproveitou para destacar os avanços da Gestão ambiental no Estado, com ênfase aos esforços empreendidos nas ações de comando e controle, no combate ao desmatamento e comercialização ilegal de madeira, destacou também o protagonismo do Estado em estabelecer o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) como sistema oficial para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que propõe regularizar propriedades rurais. Além disso, o gestor comentou a importância da criação da Assessoria de Inteligência da Semas, que tem prestado um grande apoio na fiscalização, e a criação do Programa de Redução de Gases do Efeito Estufa (Pregeed), e concluiu comentando sobre a capacitação que o Estado disponibilizou para os municípios exercerem a gestão ambiental descentralizada.

O secretário adjunto de Recursos Hídricos da Semas explicou que a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Pará vem sendo feita desde 2007. No ano seguinte, a secretaria chegou a acessar recursos, mas problemas de ordem administrativa impediram o andamento do processo. “Novas tratativas feitas em 2014 com o MMA indicavam que o financiamento seria acessado por meio do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no setor. Porém a falta de recursos em ano de restrição orçamentária impediu novamente o andamento do projeto.”

Ao final da reunião, o ministro Sarney filho parabenizou os gestores paraenses e se mostrou satisfeito com os avanços do Estado do Pará na preservação do meio ambiente, prometendo criar uma agenda para visitar e conhecer de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e garantiu o apoio técnico e financeiro na realização de estudos necessários para construção do Plano Estadual dos Recursos Hídricos, via financiamento no Fundo Amazônia.

Colaboração e foto: Assessoria de imprensa do deputado Hélio Leite.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará