Mais de 1,5 mil pessoas participaram da Corrida e Caminhada Sustentável da Semas

3 2 1 4 5 6

Belém, 06/06/2016 – Aline Mara e Eduardo Costa foram os grandes vencedores da 1ª Corrida e Caminhada Sustentável, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste domingo (5). Mais de 1,5 mil pessoas participaram do evento, realizado no Portal da Amazônia, em Belém.

Na categoria feminina, além de Aline Mara os primeiros lugares ficaram com Maria Girlene e Carmen Silva. Na categoria masculina, os vencedores foram Eduardo Costa, Moises Gaioso e Pedro Henrique. O casal Eduardo Costa e Maria Girlene, primeiro lugar entre os homens e segundo entre as mulheres, revelaram que treinar em companhia é uma boa opção para quem quer largar o sedentarismo. “Estamos sempre nos dando apoio, suporte. É bom ter esse tipo de incentivo. Somos movidos a muito treino e dedicação”, contou Maria.

A data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é comemorada todo dia 5 de junho. A finalidade é sensibilizar a sociedade quanto à importância da busca ao desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente.

Durante a abertura, o secretário Luiz Fernandes Rocha frisou a importância de ações deste tipo. “O ser humano é o principal ser do meio ambiente, é o protagonista da sustentabilidade. É essencial que estes eventos busquem reunir pessoas em prol das práticas ambientais sustentáveis”, contou ele que também foi responsável por dar a largada da corrida, pouco depois das 6h.

O trajeto percorrido pelos participantes foi de 5km. A premiação incluiu troféus que foram entregues para os primeiros 5 colocados, categoria masculina e feminina, e os demais ganharam medalhas. Além disso, foi servido um café da manhã para todos os atletas.

Enquanto alguns servidores da Semas participaram da organização, outros tiveram a oportunidade de competir, representando a Secretaria. Foi o caso do trio de amigos André Monteiro, Thales Corechia e Thamires Borges. Thales, da Gerência de Cadastro, Transporte e Comercialização de Produtos e Subprodutos Florestais (Gesflora) da Semas, disse que foi uma oportunidade ótima para confraternizar com os amigos no final de semana. “Foi ótimo, viemos juntos, corremos juntos. Sem contar que ainda faz bem pra saúde, caminhar assim de manhã cedo”, avaliou.

O Portal da Amazônia também foi palco de superação neste domingo com a participação de Valdeviro Neto e seu filho, Valdeviro Júnior. O pai, praticamente sem visão por causa do glaucoma, corre há anos com o filho cadeirante, que sofre de paralisia cerebral. “Ele é a minha visão, meus olhos. E eu sou as pernas dele. Corremos sempre juntos, já fizemos maratonas de 21 quilômetros”, disse o pai. Os dois treinam três horas por dia, três vezes na semana e estavam muito contentes por terem completado a prova. “Eu sempre corri e ele me via desde criança e queria estar junto. O jeito para ser atleta está no sangue”, contou Valdeviro, que já tem planejadas várias outras corridas ainda esse ano.

Nos dias anteriores ao evento, os inscritos que foram receber os kits da corrida distribuídos pela organização do evento, tiveram a oportunidade de doar, voluntariamente, 1kg de  alimento não perecível, que foram entregues pela Defesa Civil para uma comunidade vítima de incêndio do bairro do Jurunas.

Programação – Várias atividades foram realizadas até o fim da manhã, todas voltadas para as áreas da saúde, esporte e educação ambiental. Houve apresentação da Banda Marcial do Corpo de Bombeiros do Pará e apresentação de Karatê, promovida pela Associação Shoto de Artes Marciais.

O evento contou ainda com diversas ações de educação ambiental, que envolveram a distribuição de cartilhas informativas e informações sobre fiscalização ambiental, jogos educativos e gincana ecológica envolvendo a temática ambiental com o palhaço Tio Arroz, distribuição de mudas e sementes, plantio simbólico e apresentação musical do grupo infantil “Teco e sua turma”.

Uma equipe da Prefeitura de Belém proporcionou aferição da pressão arterial e distribuiu camisinhas, além de orientações nutricionais e para prevenção do vírus HIV. Já a Universidade do Estado do Pará (Uepa) trouxe uma pequena amostra da coleção etnobotânica do Herbário, experimentos de Biologia e Física do Centro de Ciências e Planetário, e a Coleção Zoológica com mostras de insetos e animais marinhos para os visitantes.

Professor da Uepa, Carlos Elia Braga destacou que integrar atividades da Universidade com o evento do Estado, que promove a educação ambiental, foi excelente. “Iniciativas como essa de educação ambiental são muito importantes para conscientizar crianças, jovens e adultos da importância de preservar o meio ambiente”, detalhou.

A importância da educação ambiental foi considerada de extrema importância para Mônica Moura, servidora do Estado. “Todo mundo fala sobre meio ambiente, mas a atitude que temos e a informação sobre ele são muito importantes. Com ações assim, você passa para o cidadão realmente qual a importância de cuidar do meio ambiente”, comenta.

A 1ª Corrida e Caminhada Sustentável antecede o evento Norte das Águas, que acontecerá de 9 a 12 de junho em Belém, a primeira cidade da América Latina a promover o debate para a contribuição da 8º edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018 em Brasília. A proposta tem como objetivo realizar atividades a fim de mobilizar a sociedade para debater sobre a água.