Semas comemora Dia Mundial do Meio Ambiente realizando a 1ª Corrida e Caminhada Sustentável

Belém, 03/06/2016 – Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade quanto à importância da busca ao desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente.

Em comemoração à esse dia e com o objetivo de estimular o interesse da sociedade em práticas ambientais saudáveis, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará realizará no dia 05 de junho, a 1ª Corrida e Caminhada Sustentável.

A programação acontecerá no Portal da Amazônia, localizado no bairro do Jurunas, com largada às 6h da manhã e percurso de 5km. Do 1º e 5º lugar do pódio, haverá premiação com troféus para a corrida, e os demais atletas ganharão medalhas. As inscrições foram esgotadas em menos de 24h. Todos os participantes receberam kits, que foram distribuídos na quinta (02) e sexta-feira (03). No momento da entrega houve doação voluntária levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias vítimas de incêndio.

Ao todo foram 1.500 inscritos, da corrida e da caminhada. Estima-se que mais de 2 mil pessoas compareçam ao evento, que vai contar com uma série de atividades, incluindo educação ambiental, que serão realizadas a partir das 08h até 12h. Haverá distribuição de cartilhas informativas, jogos educativos envolvendo a temática ambiental, oficina de pintura ecológica, distribuição de mudas e sementes, plantio simbólico, encenação ambiental, gincana ecológica, apresentação musical do grupo teatral infantil “Teco e sua turma” e orientações sobre educação e fiscalização ambiental.

Parceira da ação, as secretarias estadual e municipal de Saúde Pública, distribuirão orientações nutricionais e para prevenção do vírus HIV e realizará aferição de pressão arterial. O evento conta ainda com apoio da Universidade do Estado (UEPA), que desenvolverá atividades de educação científica que envolvem o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Além disso, haverá apresentação da Banda Marcial do Exército e programação desenvolvida por academias de Belém, como alongamento, aulas de pilates e de ritmo, exercício aeróbico, apresentação de karatê e mais.

A 1ª Corrida e Caminhada Sustentável antecede o evento Norte das águas, que acontecerá de 09 a 12 de junho em Belém, a primeira cidade da América Latina a promover o debate para a contribuição do 8º edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018 em Brasília. A proposta tem como objetivo realizar atividades a fim de mobilizar a sociedade para debater sobre a água.

Serviço –

1ª Corrida e Caminhada Sustentável

Dia: 05 de junho

Horário: largada às 06h da manhã, início das outras atividades às 08h

Local: Portal da Amazônia, bairro do Jurunas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará