Semas alerta para a manutenção das altas temperaturas durante o próximo trimestre

DSC_0099 DSC_0109 DSC_0111

Belém, 03/6/16 – As instituições integrantes da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica (RPCH) do Pará estiveram reunidas na última terça-feira (31), na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, para fazer a análise climática das condições atuais e elaboração da previsão de consenso para o próximo trimestre – Junho, Julho e Agosto 2016 -, em especial precipitação e temperatura. Essas informações são importantes para o planejamento de diversas ações no estado – atividades na agricultura, obras civis, combate aos focos de calor e incêndios florestais, entre outros exemplos.

A reunião contou com a participação de representantes da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) – coordenadora de RPCH -, do 2º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Nas análises, após observadas as condições atmosféricas e oceânicas atuais, assim como dados coletados de 54 estações meteorológicas e/ou hidrometeorológicas distribuídas em todas as regiões do estado do Pará, concluiu-se que as temperaturas permanecerão elevadas durante os próximos meses, assim como a redução drástica das chuvas, principalmente em função do estabelecimento do período seco em grande parte do estado.

Segundo o diretor de Meteorologia e Hidrologia da Semas, Antonio Sousa, o fenômeno climático El-Niño, que foi o grande responsável pelas chuvas abaixo do normal no primeiro semestre de 2016 (período chuvoso), está chegando ao fim, mas ainda influenciará em diversas regiões no Pará no próximo trimestre, o que intensifica a situação de alerta quanto as condições de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.  “As chuvas para o trimestre Jun-Jul-Ago, ainda devem ocorrer com maior frequência apenas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios do Baixo Amazonas. Nas demais regiões do estado, espera-se poucos eventos de chuva e predomínio de tempo seco”, avalia Sousa.