Parque Estadual Serra dos Martírios/ Andorinhas recebe ações de educação ambiental

serra3  serra2 serra

Belém, 03/6/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), realizou no período de 16 a 22 de maio, ações de educação ambiental na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual Serra dos Martírios/ Andorinhas (Pesam).

Realizada em conjunto com a equipe gestora do Parque, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), a atividade ocorreu durante o monitoramento ambiental do Setor de Visitação do Parque – Casa da Pedra. O objetivo foi informar e sensibilizar os visitantes moradores das diversas comunidades do entorno, além dos técnicos e funcionários do Ideflor-bio, em relação a importância de se cuidar, e preservar e conservar o meio ambiente, especialmente a Unidade de Conservação.

A atividade contou com uma intensa programação realizada junto às crianças, jovens e adultos com jogos educativos, pinturas corporais, oficinas de brinquedo reciclável, construção do painel coletivo de pinturas de desenhos ambientais rupestres da Serra, apresentação dos vídeos de ecologia mental “On ou Off Ambiental” e “Os Sem Floresta”, gincana ambiental com coleta de resíduos, teatro de fantoche e encenação teatral com o palhaço “Tio Arroz”.

Além disso, no período em questão estava acontecendo a tradicional Festividade do Divino, no município de São Geraldo do Araguaia. Na ocasião, as atividades de educação ambiental foram integradas com o evento, e ocorreu o acompanhamento da reza da Alvorada do Divino junto à comunidade, com filmagens e fotos.

O romeiro Luiz da Silva, que participava da festividade, comentou sobre iniciativa. “Essa é primeira vez que subo a serra após 10 anos de conhecimento da festa e realmente é muito bonita além disso, tivemos bastante informações e conhecimentos sobre o meio ambiente, principalmente da forma como foi passada de maneira descontraída e alegre, pretendo voltar ano que vem”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará