Cadastro Ambiental Rural é tema de mesa redonda na XX Feira Pan-Amazônica do livro

IMG-20160603-WA0018 IMG-20160603-WA0019

Belém, 03/6/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, nesta quinta-feira (02), mesa redonda “O Código Floresta: avanços e desafios da implementação do cadastro ambiental rural na Amazônia Legal”, realizada durante a XX Feira Pan-Amazônica do Livro.

Organizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a mesa foi conduzida ela Coordenadora de Projetos da Conservação Internacional, Gabriela Savian, com participação do Engenheiro Agrônomo, Roberto Vizentin, que durante 3 anos presidiu o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a coordenadora de ordenamento ambiental da Semas, Diana Castro.

O bate-papo abordou o apoio ao fortalecimento da gestão ambiental municipal que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Pará, através da Semas, e a implementação de políticas ambientais como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro obrigatório para proprietários de imóveis rurais, que tem a finalidade de formar uma base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento -, o Programa de Regularização Ambiental (PRA) – programa visa promover a regularização ambiental de posses e propriedades rurais do Estado, em que se tenha constatado a existência de passivos ambientais – e ICMS Verde – instrumento econômico de política ambiental adotado pelo Governo do Pará que repassa recursos aos municípios.

A XX Feira Pan-Amazônica do livro começou no dia 27 de maio e seguirá até domingo, 5 de junho, realizada no Hangar – Centro de Convenções. Nesta edição, em comemoração aos 20 anos do evento, organização resolveu reverenciar o planeta Terra, como uma grande nação.