Semas promove leilão de 2.700 m³ de madeira apreendida

  

Belém, 20/5/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou o segundo leilão do ano, nesta sexta-feira (20), com cerca de 2.700 metros cúbicos (m³) de madeira ilegal apreendida durante a Operação Gaia, para arremate. O trabalho é resultado de ação conjunta da Semas com a Polícia Civil, Batalhão de Polícia Ambiental e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, nos municípios de Moju e Tailândia, no nordeste do Pará.

Empresas e pessoas físicas participaram do certame que iniciou com lances mínimos entre R$ 166,93 a R$ 513,28 por metro cúbico de madeira. Entre as espécies levadas à venda pública estavam os tipos branca, vermelha e nobre, como cupiúba, maçaranduba, ipê e angelim vermelho. Com a iniciativa, a Semas é a primeira secretaria do país a dar finalidade a materiais apreendidos em ações de fiscalização, por meio de leilão ou doação.

O valor arrecadado será investido em atividades de recuperação, proteção e manutenção de ecossistemas, com educação ambiental e pesquisas dedicadas ao desenvolvimento sustentável do estado. Outro lote da madeira apreendida ainda na Operação Gaia será leiloado no próximo 1º de junho.

No primeiro leilão do ano, realizado em março, cerca de 1.400 m³ de madeira apreendida no município de Juruti, no oeste paraense, foram arrematados. As apreensões fazem parte das ações de monitoramento e controle do desmatamento realizadas pela secretaria. A previsão é que, à medida que novos lotes de madeira ilegal sejam apreendidas, novos leilões ocorram, para dar uma destinação célere e correta, evitando a destruição ou deterioramento dos produtos florestais.

A Operação Gaia é parte do Programa de Redução da Emissão de Gases do Efeito Estuda e Desmatamento Ilegal (Pregeed), da Semas, que visa combater serrarias e outras atividades que exploram madeira ilegalmente.  As buscas a infratores das leis de proteção ambiental continuam no Pará.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará