Semas apresenta ferramentas de gestão florestal para Climate and Land Use Alliance

DSC_0005

Belém, 18/05/2016 – Na manhã da última terça-feira, 17, uma equipe da Climate and Land Use Alliance (CLUA) participou de uma reunião com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha, e com os secretários adjuntos de gestão e regularidade ambiental, Thales Belo e de recursos hídricos, Ronaldo Lima.

A reunião teve como principal objetivo apresentar as inovações da secretaria no que diz respeito às ferramentas de gestão florestal e o controle do desmatamento no Estado do Pará. Durante a conversa, os representastes da CLUA puderam conhecer melhor a Semas, desde a estrutura organizacional, passando pela área de atuação de cada diretoria, até as ações de combate ao desmatamento no Pará.

O titular da Semas falou sobre as ações do Programa de Redução de Gases do Efeito Estufa (PREGEED), destacando as ações de comando e controle. “Temos feito várias ações para desarticular as organizações criminosas que atuam não só no Pará, mas em todos os estados brasileiros. Essas operações visam, sobretudo, proteger o mercado que trabalha de forma legal e dificultar a exportação de madeira irregular que está cada vez mais difícil, também por conta do nosso novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, o Sisflora 2.0”, explica o secretário Luiz Fernandes.

A proposta do Governo do Pará é trabalhar a inovação para que a atuação na agenda florestal seja cada vez mais transparente e célere, para isso, a Semas está trabalhando a descentralização da gestão municipal desde 2015. Hoje, os 144 municípios estão capacitados para fazer licenciamentos de impacto local e fiscalizações através das secretarias de meio ambiente municipais, onde técnicos e gestores receberam um treinamento de toda a equipe do órgão ambiental durante as caravanas ambientais.

Já na pasta de recursos hídricos, o secretário Ronaldo apresentou as diretorias de meteorologia e hidrologia, e de recursos hídricos, onde são emitidas as outorgas de uso da água no estado. Além disso, o secretário lembra que a agenda propõe trabalhar as questões das mudanças climáticas já está sendo conduzida na Semas. “Estamos trabalhando em sistemas para que possamos setorizar as emissões de gases do efeito estufa por atividades dentro do Estado”, afirma Ronaldo.

Daniela Lerda, representante da CLUA, finalizou a reunião agradecendo e parabenizando os trabalhos que estão sendo realizados durante a atual gestão. “Ficamos muito felizes e parabenizamos a toda equipe, é perceptível os avanços do Pará na questão ambiental”. A CLUA apoia políticas e práticas que atenuem as alterações climáticas, beneficiando a população e protegendo o ambiente de uso da terra.