Leilão da Semas dará destinação à madeira apreendida na Operação Gaia

Belém, 16/5/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizará leilão, na próxima sexta-feira, 20 de maio, de cerca de 2.700 metros cúbicos de madeira em toras apreendidas durante operações nos municípios de Moju e Tailândia, no estado do Pará.

Divididos em três lotes, o material que será leiloado passou por ação de cubagem, avaliação e identificação das espécies florestais, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tailândia. Parte do material está sendo armazenado pela Secretaria Municipal de Moju, enquanto aguarda a destinação.

Do material a ser leiloado, 709 metros cúbicos de madeira foram apreendidos através da Operação Gaia, que vem sendo realizada desde março pela Semas, em conjunto com a Polícia Civil, Batalhão de Polícia Ambiental e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no município de Moju. Outros 1.988 metros cúbicos estavam no município de Tailândia, às margens do Rio Moju.

As operações são parte do Programa de Redução da Emissão de Gases do Efeito Estuda e Desmatamento Ilegal (Pregeed), que visa interditar serrarias que exploram madeira ilegalmente e não tem prazo para conclusão das buscas a infratores das leis de proteção ambiental. No material apreendido que será leiloado, há espécies de madeira branca e vermelha, como cupiúba, maçaranduba e angelim, entre outras, além de nobres como freijó e ipê.

Na gestão do secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes, esse é o segundo leilão do ano realizado pela Semas. O objetivo da ação e uma das diretrizes do governo atual é dar o máximo de celeridade possível na destinação do material, para que ele não seja destruído ou deteriorado.

Serviço –

2º Leilão de madeira apreendida

Data: 20/05/2016

Local: Auditório da Semas – Travessa Lomas Valentinas, nº 2717, bairro Marco.