Curso de Análise de Ponto de Função capacita servidores estaduais

DSC_0017 DSC_0021 

Belém, 13/05/2016 – Servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participaram esta semana do curso Análise de Ponto de Função (APF), ministrado por professor do Centro Universitário do Pará (Cesupa).  O ponto de função é uma tabela onde cada serviço é utilizado através de um conjunto de regras e organização, dando maior celeridade aos trabalhos. Funcionários das secretarias de Administração (Sead), de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Empresa de Processamento e Dados do Estado (Prodepa) também participaram do curso. As atividades encerraram nesta sexta-feira 13, no auditório da Semas.

O objetivo do curso é orientar e capacitar os servidores no novo sistema que será adotado pela Semas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e se adequar à nova plataforma, que segundo Fernando Alves, da DTI, vai gerar economia e melhorar o andamento dos trabalhos. “O ponto de função gera uma economia na criação de novos softwares, dá maior controle, além de aperfeiçoar o sistema. Como muitos ainda não têm conhecimento sobre como funciona essa nova plataforma, a palestra é importante para passar orientações e as vantagens de adotá-lo”.

Técnico da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), da Semas, Marcelo Alzira ressaltou a importância da nova ferramenta para o aperfeiçoamento dos trabalhos. “Vamos ter uma ferramenta metodológica importante para precificar a funcionalidade e a entrega dos trabalhos demandados, otimizando tempo e gerando uma relevante economia”. Marcelo também destacou a atenção da Semas na capacitação dos servidores, com cursos e oficinas. ” Traz um acúmulo de conhecimento para melhorar o nosso desempenho nas nossas funções, dando efetividade no trabalho, principalmente nas politicas públicas de meio ambiente”.

Luiz Fernandes, titular da Semas, agradeceu a participação dos servidores e de outros órgãos no evento e falou sobre o sistema de Ponto de Função que será adotado pela secretaria. “Tenho certeza que com essa nova metodologia, usando o Ponto de Função, vai melhorar bastante no andamento dos trabalhos. Temos uma grande demanda e com essa nova plataforma será possível otimizar o tempo de entrega”.

O professor Marcos Venicios, destacou a participação dos outros órgãos no evento de capacitação. “O curso foi demandado pela Semas e outras instituições foram convidadas para participarem, o que é excelente principalmente pela diversidade de servidores pensando de uma maneira parecida e o governo terá como negociar melhor com os fornecedores de tecnologia e acompanhar os projetos de software de uma maneira mais eficiente” avaliou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará