Semas e PMV recebem comitiva do banco alemão KFW

  

Belém, 11/5/16 -Uma reunião entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW) aconteceu na última segunda-feira, 09, na sede do órgão ambiental. O encontro teve como principal objetivo mostrar à comitiva do KFW o funcionamento dos projetos do Fundo Amazônia que apoia a política ambiental do Governo do Pará.

Durante a conversa, foram apresentados os processos de descentralização que envolve o fortalecimento dos municípios do Estado para a gestão ambiental. Além disso, foi explicado a equipe do banco como as ferramentas de combate ao desmatamento estão sendo desenvolvidas no Pará, a exemplo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento criado pelo Estado em 2006, que em 2012 se tornou uma ferramenta nacional. Hoje os 160 mil cadastros que o Pará tinha estão integrados ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

O titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, comentou sobre a Caravana Ambiental Promovida pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Amazônia. “Qualificamos os 144 municípios do Pará para que os gestores e técnicos ambientais dos municípios pudessem ser capacitados, assim conseguimos o fortalecimento necessário para a descentralização”, afirma o secretário.

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma Amazônico. Monika Roper, representante do KFW, se diz impressionada com os avanços do Estado. “Estamos impressionados, agradecemos profundamente o tempo de vocês para nos mostrar os trabalhos extraordinários que estão sendo realizados, ficamos felizes de notar os avanços tanto no campo quanto na parte de inteligência que é conduzida por vocês”.

Para Justiniano Netto, secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), que também participou da reunião, o CAR é um dos principais instrumentos do que diz respeito ao combate ao desmatamento. “O cadastro é uma ferramenta poderosa na gestão ambiental, no controle do desmatamento e também na repartição de benefícios para os municípios através do ICMS Verde, imposto que repassa aos municípios recursos de acordo com sua performance ambiental”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará