Semas capacitou 15 municípios em abril para atuação no Sistema Nacional do CAR

IMG-20160428-WA0020 20160427_092938

Belém, 03/5/16 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, através da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) e Diretoria de Geotecnologias (Digeo), nos dias 27 e 28 de Abril, capacitação de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente, para atuarem no novo Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Esse é o segundo serviço de capacitação realizado pela Semas. No último dia 18 de abril, técnicos das secretarias de Barcarena, Abaetetuba, Moju, Baião, Igarapé-Miri e Acará foram treinados. As capacitações foram realizadas no Parque Estadual do Utinga (Peut), em Belém, também direcionadas a profissionais da Unidade Regional de Paragominas, da Semas.

No evento realizado no final de abril, profissionais das secretarias de Belém, Ananindeua, Paragominas, Salinópolis, Ulianópolis, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Dom Eliseu e Rondon do Pará foram instruídos para fazerem as inscrições dos proprietários e posseiros rurais, no Sicar, agora adotado pelas Semas. A expectativa é de que haja um acréscimo de áreas inscritas no CAR, possibilitando a ampliação de acessos a políticas públicas, pelos produtores rurais e pelos municípios paraenses.

Antes, o cadastro era realizado no Sistema Integrado de Licenciamento e Monitoramento Ambiental (Simlam), que já não recepciona mais essas informações para emissão e demais procedimentos referentes ao CAR.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR protege a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. Utilizado pelos governos estadual e federal, o registro é obrigatório e tem por finalidade controlar, monitorar e combater o desmatamento.

O produtor rural cadastrado pode ter acesso a crédito rural e demais programas de incentivo à produção. A intenção é levar os serviços de capacitação para outros municípios, visando aperfeiçoar técnicos das secretarias municipais do estado do Pará, para atuarem no novo sistema Sicar.