Mês de maio será de tempo quente e abafado em Belém

Belém, 29/04/16 – O tempo de chuvas constantes na Região Metropolitana de Belém (RMB) está acabando, de acordo com o diretor de meteorologia e hidrologia da Semas, Antonio Sousa. Segundo ele, maio é o último mês do período chuvoso no estado, que começou em dezembro passado.

A previsão é que esse mês seja de poucas chuvas. De acordo com Antonio, essa redução pluviométrica e de cobertura de nuvens provocará o predomínio de muito calor e a sensação de tempo quente, efeito que já está sendo sentido pela população na capital paraense e que deve prosseguir pelos meses seguintes.

Maio apresentará redução em torno de 20% no total de chuvas, comparado com o mês de abril, que apresentou um total de aproximadamente 410 milímetros (mm) de chuva. A expectativa é que as chuvas, no próximo mês, ocorram dentro da média histórica, entre 270 mm e 300 mm.

A diretoria de meteorologia da Semas aponta clima de sol pela manhã e pancadas de chuvas à tarde, podendo chover rápido à noite, por todo o mês de maio em Belém. Nos outros municípios do estado haverá sol pela manhã, com chuvas rápidas à noite.

Final de semana – Neste sábado (30) e domingo (1º), o tempo será instável nas regiões sudeste, sudoeste e Baixo Amazonas/Calha Norte, onde há previsão de chuvas de leve intensidade, com trovoadas, especialmente entre o período da tarde e da noite. Já no Marajó, nordeste e RMB será observado manhãs variando de claro a parcialmente nublado, mas a partir da tarde haverá tempo nublado, com previsão de chuvas leves acompanhadas de trovoadas para todas as regiões, podendo se estender até o inicio das noites.

Em Belém, a temperatura máxima será de 34ºC e mínima de 25ºC e a umidade relativa do ar ficará entre 75% e 95%. No restante do estado as temperaturas ficarão entre a máxima de 34ºC e mínima de 22ºC.

A maré máxima em Salinas, nesse período, ficará entre 4.3 metros e 4.1 m. Em Mosqueiro, a máxima ficará entre 3.1 m e 3.0 m.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará