Madeira apreendida em Operação Gaia será leiloada pela Semas

20160401_135318  20160416_114046  20160416_115753

Belém, 29/04/16 – Cerca de 2.600 metros cúbicos de madeira ilegal em toras apreendidas durante operação nos municípios de Moju e Tailândia, no estado do Pará, serão leiloadas em lotes pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na próxima quinta-feira, 05 de maio.

Divididos em três lotes, 1.988 metros cúbicos do material estava no município de Tailândia, nas margens do Rio Moju. Os outros 709 metros cúbicos foram apreendidos através da Operação Gaia, que vem sendo realizada desde março pela secretaria, em conjunto com a Polícia Civil, o Batalhão de Polícia Ambiental e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no município de Moju. A Operação Gaia é parte do Programa de Redução da Emissão de Gases do Efeito Estuda e Desmatamento Ilegal (Pregeed), visando interditar serrarias que exploram madeira ilegalmente, e não tem prazo para conclusão das buscas a infratores das leis de proteção ambiental.

O material que será leiloado passou por ação de cubagem, avaliação e identificação das espécies florestais, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tailândia. Parte do material está sendo armazenado pela Secretaria Municipal de Moju, enquanto aguarda a destinação. Entre a madeira ilegal que será leiloada, há espécies de madeira branca e vermelha, como cupiúba, maçaranduba e angelim, entre outras, além de nobres como freijó e ipê.

Esse será o segundo leilão do ano realizado pela Semas, na gestão do secretário Dr. Luiz Fernandes. Uma das diretrizes do governo atual, e objetivo da ação, é dar o máximo de celeridade possível na destinação do material apreendido, para que ele não seja destruído ou deteriorado.

A previsão é que nos próximos meses aconteça o terceiro leilão da secretaria, que dará destinação a outros lotes de madeira apreendida na ocasião mencionada, em Moju.

2º Leilão de madeira apreendida

Data: 20/05/2016

Horário: 09h30

Local: Auditório da Semas, localizada Travessa Lomas Valentinas, nº 2717, bairro Marco.