Previsão de tempo nublado, sol e chuva entre o feriado de Tiradentes e domingo

Belém, 20/4/16 – Sol, tempo nublado e chuvas se revezam a partir do feriado de Tiradentes, na quinta-feira, 21, até domingo (24), em todas as regiões do Pará. Esta é a previsão das condições atmosféricas no estado, divulgada pela Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A tábua da marés para as praias de Mosqueiro, em Belém; e do município de Salinópolis, no nordeste paraense, também fazem parte da análise do tempo e clima apresentada nesta quarta-feira, 20.

A descrição das condições de tempo da Semas, para a quinta-feira, 21, no Pará, mostra muitas nuvens cobrindo as áreas da Calha Norte, Região Metropolitana de Belém (RMB),  Litoral e Marajó, fazendo com que chova nestas áreas a qualquer hora, podendo vir com trovoadas e rajadas de vento. No restante do Estado, céu com poucas nuvens e muito sol, deixando o tempo quente e abafado.

No feriado de Tiradentes, para a RMB está previsto céu parcialmente nublado a nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 31°C e mínima de 25°C. Ainda na quinta-feira, 21, a previsão de temperatura máxima para o nordeste do Estado é de 32°C e a mínima de 26°C. No sudeste haverá céu com sol e aumento de nuvens pela manhã. Chove fraco à tarde. Temperatura máxima de 25°C e mínima de 34°C.

Céu nublado com chuva a qualquer hora é a previsão para o sudoeste no feriado de 21 de abril. Temperatura máxima de 32º C e mínima de 24°C. O Baixo Amazonas e Calha Norte terão de tempo nublado a encoberto, com temperatura mínima de 23ºC e máxima de 31ºC. No Marajó, segundo as previsões, chove a qualquer hora. Temperatura mínima de 26ºC e máxima de 32ºC.

Final de semana – As condições de tempo para sexta-feira, 22, a análise mostra muitas nuvens cobrindo quase todo o Estado, sendo com mais intensidade sobre a Calha Norte, RMB, Marajó e partes do Nordeste, ocasionando chuvas com trovoadas à tarde e à noite. No restante do Estado, céu com nuvens, pouco sol e podendo chover fraco à tarde.

O tempo para sábado e domingo, 23 e 24, no Pará, mostra que em virtude da forte instabilidade causada pela Zona de Convergência Intertropical – grandes nuvens se formarão sobre quase todo o Estado, ocasionando chuvas fortes com descargas elétricas e rajadas de ventos à tarde e à noite. À exceção é a região do extremo Sul e Sudeste que deverá ter céu com algumas nuvens e muito sol, podendo chover rápido em pontos isolados, com tempo quente e abafado.

Marés – Na divulgação do relatório das marés, a partir de quinta-feira (21) até o domingo (24), a Semas indica que em Salinópolis, as alturas máximas estarão variando entre 4.9 metros e 4.6 m. Na ilha de Mosqueiro, essas alturas máximas oscilarão de 3,6 metros e 3,2 m.

mares

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará