Praias de Salinas, Bragança e Marapanim são aprovadas para banhos

WP_20160317_12_48_32_Pro WP_20160317_12_49_05_Pro

Belém – 20/04/16 – As praias mais frequentadas por banhistas nos municípios de Salinópolis (Salinas), Bragança e Marapanim, no Pará, foram aprovadas no teste periódico de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quarta-feira, 20. As amostras de água coletadas pela Semas foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para saber se estão próprias para receber banhistas neste feriado de Tiradentes – 21 de abril.

Entre os balneários analisados estão as praias do Atalaia, Farol Velho em Salinas; Ajuruteua, em Bragança, e as de Marudá em Marapamim, que atingiram resultado excelente em termos de qualidade da água. O destaque foi para a praia de Crispim, avaliada como a mais saudável de todas. A de Corvina, em Salinas, foi avaliada como muito boa.

As informações sobre a balneabilidade têm objetivo de alertar os frequentadores das praias sobre a qualidade da água, que devem se encaixar nas exigências da resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O parâmetro de qualidade em termos sanitários para que as praias sejam classificadas quanto à balneabilidade envolve a densidade de coliformes E.coli. A amostragem é retirada do local que apresente profundidade média de um metro.

Em caso de resultados que indiquem poluição ou contaminação, as praias são interditadas para garantir a saúde e segurança dos frequentadores. A população pode ajudar a não contaminar o meio ambiente ao não levar animais para os balneários, evitar lixo no chão e não fazer necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará