Semas faz teste de navegabilidade em lanchas que serão entregues a municípios do interior

DSC_0134 DSC_0096 DSC_0128

Belém 12/04/2016 – Com o intuito de fortalecer a gestão ambiental no Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) destinará 22 embarcações (lanchas), motores de popa e carretas rodoviárias para auxiliar em operações ambientais em municípios do interior do Estado. Nesta segunda-feira (11), técnicos da secretaria realizaram testes de navegabilidade em sete lanchas, a fim de atestar a instalação e pleno funcionamento dos equipamentos. Na última semana, as outras 15 embarcações passaram pelos testes. A previsão é de que as lanchas sejam entregues nos próximos dias, uma vez que foram aprovados.

As lanchas, de 6 metros (m) de comprimento e 1,40 m de largura, têm capacidade para cinco pessoas e serão designadas para 22 municípios do estado, entre eles, Ourém, Cametá, Santarém, Senador José Porfírio, Itaituba e Breves. O material foi obtido através do projeto Fundo Amazônia, com recursos do Governo Federal, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Adquiridos na gestão do secretário Luiz Fernandes Rocha, esses equipamentos têm como objetivo reforçar a infraestrutura e logística dos municípios para auxiliar nas ações de fiscalização e licenciamento, bem como atividades de educação ambiental, realizadas para prevenir e combater danos ambientais de impacto local.

Edson Rodrigues, da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas, ressaltou a importância desses testes de funcionalidade e como essas embarcações serão importantes em operações ambientais das secretarias municipais. “A proposta é ajudar os municípios a chegarem via água em locais de difícil acesso, dando assistência às comunidades que ficam longe dos grandes centros, como ribeirinhos, por exemplo. Essa é uma das maiores contribuições da Semas para os municípios” concluiu.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará