Programa Valorização do Servidor proporciona atividades e palestra sobre saúde na Semas

12947059_823773054394637_926626707_o  12941199_823772021061407_872442037_o

Belém, 06/04/2016 – Orientar, contribuir e promover a saúde e bem-estar dos funcionários, prevenindo doenças, orientando para uma alimentação saudável e incentivando a prática de exercícios físicos. Este é o principal objetivo da Semana da Saúde que começou na terça-feira, 05, e segue até a sexta-feira, 08, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O evento faz parte do Programa de Valorização do Servidor, realizado em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. A ideia é proporcionar aos funcionários da secretaria uma programação que envolve atividades relacionadas à saúde e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria Estadual e Municipal de Saúde Pública e Instituto Evandro Chagas.

Todos os servidores foram convidados a participar de uma série de palestras sobre as síndromes tecnológicas, câncer de mama em homens e mulheres, tuberculose, zika vírus, alimentação saudável e os benefícios da corrida para a saúde. Além disso, o evento também inclui ginástica laboral, aferir pressão e atendimento para emissão do cartão SUS (para atendimento no Serviço Único de Saúde do estado).

Segundo a gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Semas, Neumara Carneiro, os temas das palestras foram escolhidos para levar conhecimento aos servidores sobre as novas doenças que vêm abalando o mundo, como a Zika Vírus e outras causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Neumara também ressaltou a preocupação em explorar situações envolvendo doenças como tuberculose e câncer mamário, para evitar preconceitos e buscar a prevenção.

Durante a abertura do evento o secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes, ressaltou que todas as orientações que o evento proporciona são fundamentais, especialmente os jovens que só percebem as consequências da falta de cuidado com a saúde com a idade. O secretário também aproveitou a oportunidade para destacar que um dos principais objetivos da secretaria é manter qualidade de vida no trabalho e parabenizou a equipe da Semas na organização do evento, bem como todos os servidores, que compareceram em peso para participar das atividades.

No primeiro dia do evento, a terapeuta ocupacional da Sead, Luciana Amorim, convidou os participantes para fazerem exercícios de ginástica laboral e ministrou a palestra sobre síndromes tecnológicas. Ela destacou a importância de combater as síndromes causadas pelo uso inadequado de equipamentos eletrônicos como celular, tablet e computador. “No dia a dia e principalmente no trabalho passamos tanto tempo em frente ao computador focados que esquecemos de manter uma postura boa ou parar para respirar e esticar os dedos, relaxar os punhos. Além disso usamos tão excessivamente esses aparelhos eletrônicos, em especial o celular, que nos tornamos viciados. Tudo isso nos prejudica e nos traz uma série de problemas de saúde”, explicou.

A terapeuta recomendou aos servidores que procurassem sempre realizar micropausas no trabalho, principalmente em momentos de pico, para respirar fundo e relaxar. Ela aconselhou ainda que nunca se esqueçam de beber água e trabalhem na melhoria das relações interpessoais no trabalho, além de tomarem cuidado com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos. “Tudo isso faz parte da qualidade de vida no trabalho do servidor”, finalizou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará