Semas reafirma parceria com Fetraf

DSC_0923

Belém, 23/03/2016 – Uma reunião entre o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha, e representantes estaduais e nacionais da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), foi realizada na última terça-feira, 23, com objetivo de reafirmar a parceria entre o órgão ambiental e a federação.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente se colocou a disposição para a renovação do convênio, que vem desde 2010, e discutiu um termo de adesão com a federação, além de explanar sobre todas as parcerias que o governo tem executado para atender os agricultores que devem regularizar seus imóveis rurais. O novo acordo proporcionará capacitação de técnicos da instituição a fim de credenciar os Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na elaboração do CAR. Todos os procedimentos para a execução desse credenciamento foram explicados pela coordenadora de ordenamento ambiental, Diana Castro e a gerente de planejamento, Maximira Silva.

O secretário Luiz Fernandes encerrou a reunião falando ainda sobre as ferramentas de monitoramento e controle do governo sob as áreas degradadas ambientalmente, como a divulgação da Lista de Desmatamento Ilegal (LDI) e as diversas possibilidades que hoje estão disponíveis para esses produtores buscarem a regularização ambiental, dando destaque ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) lançado recentemente pelo estado, que propõe a regularização em propriedades rurais em que se tenha constatado a existência de degradação em áreas de preservação permanente ou reservas legais, visando a necessidade de viabilizar o desenvolvimento econômico local com sustentabilidade.