Associação Cultural Nhandeara e Semas promovem seminário internacional de educação ambiental

Belém, 23/03/2016 – Debater a importância da criação de uma cultura de sustentabilidade ambiental no estado do Pará, enfatizando a educação ambiental, por meio da participação e engajamento das diferentes entidades e agentes públicos e da sociedade civil no processo de conservação do meio ambiente. Este foi o principal objetivo do I Seminário Internacional de Educação Ambiental, sob tema “Perspectivas, Desafios e Experiências para uma emergência de cultura de sustentabilidade ambiental local”, que aconteceu este mês em Belém, no Cine Olympia e em Ananindeua, na Universidade da Amazônia (Unama).

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a ação foi promovida pela Associação Cultural Nhandeara, uma organização internacional com sede na Itália, que foi criada no intuito de difundir a cultura brasileira, especialmente a paraense, aliando nessa perspectiva de divulgação cultural a lógica de sustentabilidade.

O seminário consistiu em um circuito de palestras expositivas sobre a realidade socioambiental, onde a experiência de organizações governamentais e não governamentais foi compartilhada com o público, além de contar com momentos de debates e exibição de curtas envolvendo a temática. Na ocasião, a secretaria foi representada pelo servidor Lucivaldo Pontes, técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), que destacou a utilização da educação ambiental como um instrumento transversal no processo de gestão de meio ambiente desenvolvido na Semas.

Para Lucivaldo, a realização desse seminário, que debate e conscientiza a população sobre a importância de disseminar a educação ambiental, é primordial já que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e para que haja a garantia plena desse direito torna-se fundamental o compartilhamento das responsabilidades tanto por parte do poder público como pela coletividade”. O servidor destaca ainda que iniciativas como essa da associação italiana demonstram que a sociedade civil está pronta para formar parceria com a Semas na execução de ações que visem a sustentabilidade ambiental no estado.