Todos os municípios do Polo Xingu foram qualificados em Altamira

DSC_0320[1] DSC_0306[1]

Belém, 21/03/2016 – Após quatro dias de seminários sobre a gestão ambiental no Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) encerrou, nesta sexta-feira (18), as palestras e atividades de qualificação de gestão ambiental promovidas no Polo Xingu, em Altamira, que também abrange os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a gestão municipal, fomentando um relacionamento mais integrado entre as secretarias municipais e a Semas.

Na busca do constante progresso da condução socioambiental no estado, o evento abordou uma ampla gama de temas, como gestão florestal, licenciamentos, monitoramento, fiscalização, regularização, educação ambiental, procedimentos jurídicos, captação de recursos, elaboração de projetos, processos administrativos, entre outros. Houve também explanações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o Portal da Transparência e o Sistema de Gestão Ambiental Municipal (Sigam), nova ferramenta da Semas para auxiliar a administração das secretarias municipais.

Luiz Fernandes, titular da Semas, estava cumprindo agenda em Belém, mas não deixou de agradecer e parabenizar os participantes através de um vídeo, no qual comentou sua satisfação por ter contado com participantes de todos os dez municípios do Polo Xingu, representados por secretários municipais, prefeitos, técnicos e servidores, configurando uma presença de 100% da região, atitude que é de grande importância para o crescimento da descentralização da gestão ambiental no Pará, além de aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos gestores municipais com a sociedade. Ao final, todos os participantes receberam certificados assinados pelo secretário Luiz Fernandes, entregues por Maria Gertrudes Oliveira, coordenadora geral do evento.

Realizado com recursos do Fundo Amazônia, e gestão do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o evento em Altamira foi o quarto destino a receber a qualificação ambiental municipal, que além do Polo Xingu, já passou por Belém, Marabá e Castanhal. A Caravana ainda irá para Santarém, onde desembarca no dia 28 de março e ficará até o dia primeiro de abril, dando continuidade a ação que vem sido executada desde janeiro.