Pro Paz e Semas envolvem público juvenil em atividades ambientais

Belém, 21/03/16 – Com o objetivo de despertar o engajamento do público juvenil como protagonistas na resolução de problemas ambientais, principalmente os relacionadas à água, a Fundação Pro Paz, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), executarão no período de 22 de março a 24 de maio o plano de trabalho Água: fonte de saúde e vida no dia a dia da comunidade.

O projeto consiste em uma série de ações que envolvam atividades de esporte e lazer, arte e cultura e a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente, direcionado ao público infantojuvenil que já participa e é inserido em ações do Pro Paz. Neste primeiro semestre de 2016, o projeto irá atender dois polos de Belém – no bairro do Guamá, na Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) e no bairro da Terra Firme, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).  A previsão é que esse plano continue sendo desenvolvido no segundo semestre de 2016 e se prolongue até dezembro de 2018.

A programação é composta por ações de educação ambiental através de oficinas temáticas e profissionalizantes, palestras e cursos de formação. Dentre eles destaca-se o Curso de Formação de Agentes Ambientais Juvenis Comunitários, que será ministrado por técnicos da Semas, com o propósito de capacitar e conscientizar os jovens sobre os problemas relacionados aos recursos hídricos do estado, para incentivá-los a buscar soluções sustentáveis ao problema.

O evento é fruto de conversas do Conselho Mundial da Água com o governo do Pará e acordo firmado entre o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt e o secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes da Rocha. Além disso, a temática foi eleita para debater as ações empreendidas no Plano de Educação Ambiental apresentadas pela Semas para este ano de 2016 e servirão como preparatórias para o 8º Fórum Mundial da Água, previsto para ocorrer em 2018 em Brasília.