Capacitação técnica e curso de cubagem aprimoram a gestão ambiental na região Xingu

IMG_2909  IMG_2852

Belém, 18/03/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu capacitação técnica na Unidade Regional (URE) do Xingu.  Esta fase abrangeu todos os setores de competência da URE, atualizando os procedimentos técnicos, legislação vigente da gestão ambiental, elaboração de relatórios claros e objetivos e ainda orientação de vistorias e tomadas de decisões para evitar conflitos com o empreendedor e com a equipe. A qualificação do quadro técnico contratado recentemente também esteve em foco, tudo com o objetivo de fornecer uma qualificação ambiental cada vez mais integrada, descentralizada e aprimorada, nos âmbitos estadual e municipal.

Também ocorreu o curso de cubagem, com aula teórica na própria Unidade Regional do Xingu e aula prática realizada no Pátio do Aterro Ecológico de Altamira. O curso foi ministrado pelo gerente de Projetos Silvipastoris, da Semas, o engenheiro florestal Tobias Branches. Ele explicou que o técnico ao fazer vistoria segue normas básicas que precisam ser observadas para não prejudicar os serviços executados: deve pertencer ao quadro de servidores da Semas, ter formação na área ambiental em nível superior e outras exigências para a legalidade. A aula prática do curso utilizou madeira oriunda de supressão vegetal autorizada pelo município, com participantes da Unidade Regional e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira.

Ema Castanheira, engenheira florestal coordenadora da URE, considera que o curso foi essencial para a melhor integração entre a gestão da unidade e da secretaria municipal. “O curso foi de suma importância devido a necessidade de atualização de novas diretrizes referentes a cubagem de madeira em tora e serrada exigida pela legislação em vigor, em função da demanda de processos solicitados pela sede em Belém assim como a demanda local”, avalia.