Semas faz leilão de madeira ilegal apreendida em Juruti

DSC_0919   ????????????????????????????????????

Belém, 16/03/2016 – Cerca de 1.400 metros cúbicos de madeira ilegal em toras apreendidas em uma fazenda no município de Juruti, no estado do Pará, foram leiloadas em lote pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) na quarta-feira (16).

Este foi o primeiro leilão da secretaria sob a nova gestão do secretário Luiz Fernandes Rocha. Desde 2011, ainda na gestão anterior, a madeira apreendida estava sendo armazenada em pátios de uma empresa no município de Juruti, onde o acesso era difícil. Em 2012 aconteceram duas tentativas de leilão desse material, porém, dadas as condições do acesso não houve sucesso no processo.

Para que esse material não seja destruído ou deteriorado, uma das diretrizes do governo atual é dar o máximo de celeridade possível aos processos de leilão de material apreendido. Para isso, o secretário de meio ambiente designou técnicos da Semas para trabalhar em conjunto com especialistas do Centro de Perícias Renato Chaves para uma nova ação de resgate, vistoria, cubagem, avaliação e identificação das espécies, bem como realizar a transferência do material para um local de melhor acesso, o que facilitou o desfecho do leilão.

Entre a madeira ilegal que foi leiloada, há espécies de madeira branca e vermelha, além de nobres como freijó, ipê e cedro. O valor arrecadado foi de 5% superior a estimativa inicial e será direcionado para a administração pública investir nas atividades de recuperação, proteção, manutenção de ecossistemas, bem como educação ambiental e pesquisas dedicadas ao desenvolvimento sustentável do estado, desenvolvidas pela secretaria. A previsão é que nos próximos meses a Semas realize outro leilão de cerca de 1.600 metros cúbicos de madeira, também apreendidas no município de Juruti.

A Semas é a primeira secretaria no Brasil que dá finalidade aos materiais apreendidos em ações de fiscalização, através de doação ou leilão, com o objetivo de dar uma destinação adequada ao bem e garantir que o bem não se torne mais um problema ambiental, garantindo que essa madeira não retorne como crédito fraudulento ao mercado florestal.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará