Região do Xingu recebe qualificação da gestão ambiental

IMG_6145 IMG_6144 IMG_6143

Belém, 16/03/2016 – Um dos municípios mais importantes para o desenvolvimento do Estado, Altamira, recebeu na última terça-feira (15), a Qualificação da Gestão Ambiental dos Municípios do Pará, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com recursos do Fundo Amazônia e gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Dessa vez, os municípios contemplados foram Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu e Altamira, todos da região Xingu. No primeiro dia de seminário mais de 40 pessoas estiveram presentes, entre secretários e gestores municipais.

A equipe da qualificação ficará em Altamira até o final desta semana, onde serão realizados mais palestas que englobam oito macro temáticas que envolvem a gestão ambiental municipal, educação ambiental, cadastro ambiental rural (CAR), rotinas administrativas, licenciamento e fiscalização ambiental, procedimentos jurídicos e ordenamento ambiental. A intenção é alcançar uma governança pública alicerçada em uma sociedade mais igualitária, através de políticas públicas socioambientais integradas.

A diretora das unidades regionais da Semas, Sylvia Santos, que participou da qualificação representando o titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, falou da importância da qualificação para o Estado. “Estamos vivendo um momento histórico no Pará, o Estado sai na frente pois em um curto espaço de tempo estivemos em quatro polos, faltando somente Santarém, e municípios do entorno, para capacitarmos os 144 municípios do Estado”, disse.

A ação pretende melhorar ainda mais a integração entre o governo estadual e o municipal, para que ambas as esferas estejam niveladas para que dessa forma a autonomia municipal no momento de licenciar um empreendimento de impacto local se torne uma realidade em todo o Estado, provocando o desenvolvimento econômico sustentável.

No próximo dia 29 de março a Qualificação chega a Santarém.