IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE ÁGUAS E FLORESTAS

O Seminário Estadual de Águas e Florestas é um evento anual promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em função das datas comemorativas: Dia Mundial das Florestas (21 de março) e Dia Mundial das Águas (22 de março). O evento é realizado em forma de ciclos de palestras e minicursos sobre as temáticas.

O objetivo do evento é discutir as florestas e águas amazônicas, buscando a reflexão sobre seus usos e a manutenção de seus potenciais para garantia da sustentabilidade de suas ofertas. Ressalta-se ainda a finalidade de divulgar as ações realizadas pela secretaria dentro da temática, bem como permitir a integração entre órgãos gestores do meio ambiente, organizações não governamentais, universidades e comunidades.

Veja a programação:

Tema central: “Gestão de Recursos Hídricos e Florestais: Em busca da Sustentabilidade”.

Dia: 29 de março.

Local: Auditório da UNAMA/Alcindo Cacela

Hora: 08h30 – Mesa de Abertura: Luiz Fernandes Rocha (SEMAS/PA), Thiago Valente Novaes (Ideflor-Bio), Ronaldo Jorge da Silva Lima (Secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos – SEMAS/PA) e Reitor ou Vice-Reitora da UNAMA.

09h – Conferência de Abertura: Gestão de Recursos Hídricos e Florestais frente aos desafios da sustentabilidade. Palestrante: Prof. Marcos Adami – INPE

10h –  Debate

10h30 – Mesa Redonda: A Sustentabilidade dos Recursos Hídricos e Florestais no Pará. Palestrantes: Cíntia da Cunha Soares (IDEFLOR-BIO), , Ronaldo Lima (Secretário Adjunto da SEMAS), Saulo Prado (Coordenador da SEMAS) e Ludetana Araújo – UFPA (Moderadora).

12h30 – Intervalo para almoço

14h – A gestão das UC’s e sua interface com a sustentabilidade

Palestrantes: Crisomar Lobato (Diretor do IDEFLOR-BIO), Igor Charles (UNAMA) e Álvaro Pinto – Maurício de Nassau (Moderador)

15h – Debate

15h40 – Mesa Redonda: Desafios para a Gestão Participativa de Recursos Hídricos. Palestrantes: Valdinei Mendes (IFPA), Edson Pojo (SEMAS) Carlos Bordalo (UFPA) e Álvaro Pinto – Maurício de Nassau (Moderador)

16h40 – Debate

17h30 – Encerramento

Minicursos

• Dia: 30 de março

Local: Semas

Hora: 08h30 às 12h – Minicurso – Avaliação da Qualidade da Água (parte teórica) – Silvana Veloso.

13h30 às 17h30 – Minicurso – Água, Recursos Hídricos e Sustentabilidade: modelos de análise aplicados a bacias hidrográficas. Aline Maria Meiguins de Lima.

• Dia: 31 de março

Hora: 08h30 às 12h – Minicurso – Hidrologia Básica (parte teórica): David Franco Lopes.

Local: CPRM

13h30 ás 17h30 – Minicurso – Água, Recursos Hídricos e Sustentabilidade: modelos de análise aplicados a bacias hidrográficas. Aline Maria Meiguins de Lima.

Local: SEMAS

• Dia: 01 de abril

Hora: 08h30 às 12h – Minicurso – Avaliação da Qualidade da Água (parte prática) – Silvana Veloso.

Local: UFRA

08h30 às 12h – Minicurso – Hidrologia Básica (parte prática): David Franco Lopes.

Local: CPRM – Local: Espaço no PEUT.