Semas participa da certificação de Tucumã como Município Verde

DSC_0358 DSC_0439 DSC_0395

Belém, 11/03/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, nesta quinta-feira (10), da certificação de Tucumã, do sudeste paraense, como o mais novo Município Verde, após o cumprimento de todas as metas estabelecidas. O evento ocorreu durante 20ª edição do Comitê Gestor (Coges), do Programa Municípios Verdes, em Tailândia, com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

“O nosso objetivo é fortalecer os gestores municipais para promover o desenvolvimento sustentável do Estado e, consequentemente, do município. Além disso, a descentralização ajuda para que os municípios sejam protagonistas dos licenciamentos de impacto local, dessa forma vamos agilizar os processos e trazer investimentos para o Pará como um todo”, avaliou o secretário Luiz Fernandes, titular da Semas.

Como a redução do desmatamento e o fortalecimento descentralizado da gestão ambiental são prioridades na administração da Semas, a ocasião ainda proporcionou espaço para uma exposição sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que será o primeiro do país, pela coordenadora do Núcleo de Estudos Legislativos da Semas, Rebeca Monteiro Reitz.

Também houve palestra sobre o Programa de Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal no Pará (Pregeed), com Antônio Farias, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Estiveram presentes também o secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, e o secretário de Meio Ambiente de Tucumã, Rosinei Silva.

A ação é mais uma iniciativa de descentralização da Semas, que no último mês vem mantendo ativo o esforço de levar a qualificação ambiental para além de Belém e alcançar todo o Estado, através da Caravana Ambiental Itinerante, já realizada nos polos Marabá e Castanhal, e que ainda este mês visitará Altamira e Santarém, apresentando palestras sobre o PRA, atendimentos ao público e qualificações de gestão ambiental aos municípios dessas regiões.