Mudanças no Sisflora 2.0 são apresentadas em palestra na Semas

DSC_0901 DSC_0903 DSC_0906

Belém, 14/03/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta segunda-feira (14), uma palestra de orientação sobre as mudanças do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0). No primeiro momento foram apresentadas as alterações desse novo sistema, que está disponível desde o dia 07 de março de 2015 e substituiu o antigo Sisflora 1.0. O principal objetivo da mudança foi agilizar os trâmites de empreendimentos cadastrados no sistema, além de aperfeiçoar o controle e rastreabilidade de produtos florestais comercializados.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes, e o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, bem como técnicos da Semas e da empresa Tecnomapas, que se dispuseram a atender pessoalmente todos os empreendedores e consultores de empreendimentos participantes, a fim de esclarecer dúvidas.

Dentre as mudanças do sistema, destaca-se uma nova exigência: agora os usuários precisam apresentar uma Licença de Operação (LO) válida e com a tipologia correta. Além disso, a funcionalidade do Sisflora 2.0 agora baseia-se no georreferenciamento (localização geográfica) dos planos de manejo, onde cada indivíduo (árvore) terá uma coordenada de localização e utilizará chips – identificado por radiofrequência. Os chips serão implantados na base das árvores exploradas e nas toras de madeira, permitindo o controle da exploração dessas áreas através do rastreamento.

A necessidade da implantação do Sisflora 2.0 vem das exigências do mercado internacional, que pede a comprovação da autorização e da origem legal da madeira, para evitar que se compre produto florestal de área de proteção ambiental, terras indígenas, áreas exploradas ou desmatadas ilegalmente.

O portal do Sisflora 2.0 pode ser acessado através do site da Semas. Para entrar no sistema, o usuário deverá estar com o certificado digital conectado ao computador e deverá criar novo Login e Senha, clicando na opção que estará disponível na tela inicial. Além disso, é importante ressaltar que todos os empreendimentos deverão realizar o Requerimento de Renovação de Cadastro por meio do novo sistema, mesmo aqueles que foram recadastrados recentemente.

Ascom Semas

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará