Semas orienta Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão na implantação do CAR

DSC_0001 DSC_0018 DSC_0005

Belém, 11/03/2016 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu nesta sexta-feira (11), representantes da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF). O objetivo foi trocar experiências para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado maranhense. A ferramenta funciona como uma base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

A secretária adjunta de Agricultura Familiar do Maranhão, Luciene Figueiredo, e a assessora de planejamento, Loroane Santana, foram recebidas pelo secretário adjunto de Regularidade Ambiental, Thales Belo, que explicou como o CAR funciona no Estado. Além disso, a reunião contou com a presença dos técnicos Renato Chaves, Diana Castro e Maximira Silva, da coordenadoria de ordenamento ambiental da Semas, que explicaram o processo de operacionalização, compartilharam informações, responderam dúvidas e deram sugestões para a implantação do projeto no Maranhão.

Segundo Luciene, o êxito obtido na implantação do Cadastro através da Semas é o principal motivo da visita, já que o Pará instituiu o CAR em 2007 e desde então já obteve um percentual de 70% de áreas cadastradas no sistema. “É o estado pioneiro e exemplar na gestão ambiental do Norte do país”, completa a secretária.

Dentre os tópicos debatidos na reunião foram destacados o trabalho constante de capacitação de servidores, feito pela Semas, e a eficácia obtida através de termos de adesão e importantes parcerias com o Programa Municípios Verdes (PMV) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), além de prefeituras, sindicatos e associações, na implantação do CAR.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará