RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE INSCRIÇÕES DE ARTIGOS – SEMINÁRIO DE ÁGUAS E FLORESTAS 2016

CHAMADA DE ARTIGOS para o IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE ÁGUAS E FLORESTAS, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) em parceria com IDEFLOR, UFPA e UNAMA no dia 29 de março de 2016.

PARTICIPANTES: Os artigos devem seguir a temática Sustentabilidade com enfoque na Gestão Hídrica e/ou Florestal. Poderão submeter trabalhos: os profissionais da área Ambiental, alunos de graduação e dos programas de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) de qualquer Instituição de Ensino Superior.

INSCRIÇÕES: A inscrição dos trabalhos se dará através do envio de artigo finalizado do projeto de pesquisa (especificações abaixo) em duas versões uma com identificação do autor e outra sem identificação, no período de 01 até o dia 15 de março 2016 ou até atingir o número de 40 trabalhos recebidos para análise para o e-mail: direh.sema@gmail.com. Ao atingir o número de trabalhos recebidos, será emitido aviso de encerramento das inscrições para recebimento de trabalhos no site da SEMAS. Os trabalhos selecionados e efetivamente apresentados serão publicados em forma de artigo em revista eletrônica do evento. O evento não terá custos aos participantes. O envio de artigo não garante a inscrição como participante no Seminário, que deverá fazê-lo posteriormente.

DA QUANTIDADE DE ARTIGOS POR AUTOR: Cada autor pode enviar até dois artigos, não se exigindo que seja inédito. O artigo pode ser escrito por até quatro autores. Não será admitida a substituição ou alteração do conteúdo do artigo encaminhado.

DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS: “Double blind review” ou duplo anonimato. O método do duplo anonimato não divulga nome de autores, nem de avaliadores. Cada artigo será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores. Esse método assegura isonomia entre os participantes e qualidade dos artigos aprovados.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO: Os avaliadores observarão: a) estrutura formal; b) aderência do tema ao IV Seminário Estadual de Águas e Florestas; c) clareza de argumentos e linguagem técnica; d) relevância sociambiental.

DOS ARTIGOS APROVADOS: Serão selecionados os 20 (vinte) melhores trabalhos para apresentação no IV Seminário Estadual de Águas e Florestas. Serão apresentados 10 artigos na parte da manhã e os outros 10 artigos pela tarde.

A divulgação dos aceites dos trabalhos será feita no dia 22/03/2016 pela lista de e-mail dos participantes. Neste dia será divulgada a relação dos trabalhos selecionados e o horário das apresentações.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Apresentação Escrita. Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar o resumo de acordo com as seguintes normas: a) Título na primeira página, centralizado; b) Nome completo do autor abaixo do título, à direita; c) Qualificação do autor em nota de rodapé; d) Endereço eletrônico; e) Formato A4 f) Espaçamento simples; g) Fonte Times New Roman 12, texto justificado; h) Entre 300 e 350 palavras. Os artigos seguem as normas dos resumos, devem ser estruturados com: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS, devendo conter de 10 a 15 páginas e espaçamento 1,5 cm. As citações deverão ser formatadas em tamanho 10 e as referências conforme as regras da ABNT.

A apresentação será em banner, sendo a confecção de responsabilidade do apresentador. Dimensões do banner: em lona, 0,70 m X 0,90 m.

Os trabalhos deverão ser enviados em Word ou arquivo.doc. 3. exclusivamente para o e-mail: direh@semas.pa.gov.br, com assunto “Artigo IV Seminário Estadual de Águas e Florestas”.

CERTIFICADOS: Será expedido certificado aos participantes que apresentarem seus banners no referido evento.

Maiores Informações: Fone: (91) 3184-3374. E-mail: direh.sema@gmail.com. Falar com Edson Pojo ou Alan Silva.