Reunião com novos estagiários debate condutas institucionais

DSC_0105

Belém, 25/02/2015 – A Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD) promoveu, na segunda-feira (25), a primeira reunião com os novos estagiários que ingressaram na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a partir de outubro de 2015. Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a palestra Como deve ser a conduta do estagiário? abordou temas como a importância da pontualidade, cordialidade, zelo pelo patrimônio público e bom comportamento para o cotidiano da Semas.

Em clima de muita descontração, a exposição iniciou com a exibição de um vídeo de humor mostrando exatamente o que um estagiário não deve fazer, arrancando risadas dos presentes. “Queremos estimular o desenvolvimento de habilidades e competências, com participação ativa dos estagiários na instituição”, conta Lidiane Oliveira, representante da GTD.

Joyce Lopes, do CIEE – órgão que faz a ponte de intermediação entre as instituições educacionais e o mercado de trabalho -, afirmou que a “oportunidade é um privilégio, portanto deve ser agarrada com toda a força”. Joyce reiterou que mais do que início da vida profissional, o estágio em uma instituição de referência como a Semas é uma oportunidade ideal de construir uma imagem profissional positiva e respeitada. “É vantajoso para todo mundo”, completa.

Primeira servidora com quem os estagiários tem contato ao chegar na Semas, Rosa Brito, do GTD, aproveitou para dizer que considera os aprendizes seus filhos. “É bom que eles saibam que têm o nosso apoio, que não precisam ter vergonha de perguntar qualquer dúvida, para não cair no erro de gerar problemas”. Entre as muitas qualidades que o estagiário precisa ter, Rosa considera a proatividade primordial.

Ao fim da reunião, foi aberto ainda espaço para dúvidas e perguntas, todas sanadas por Joyce Lopes. Lei do Estágio e as regras e normas institucionais estiveram em foco, além de palavras de incentivo e motivação. Os estagiários também responderam um questionário de avaliação da experiência na secretaria e sobre seus supervisores.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará