Semas promove Carnaval Consciente na proteção à saúde

materia 2

Veja mais fotos na intranet

Belém, 02/02/16 – Em clima de descontração, os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram do Carnaval Consciente, que trouxe marchinhas de carnaval, distribuição de preservativos e a palestra “Prevenção e Riscos de DST”, nesta terça-feira (02). Na oportunidade, o novo Diretor de Gestão Financeira da Semas, Claudio Lima, foi apresentado aos presentes.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), teve o objetivo de alertar servidores sobre cuidados básicos com a saúde, especialmente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, nessa época de festas de rua e blocos de carnaval.

Para a Gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Semas, Neumara Matos, esse período deve ser aproveitado por todos, mas que cada um tenha o cuidado de não causar qualquer ônus para a saúde, que envolve a proteção de si mesmo e do próximo. “Lembrem de beber muita água, repor o filtro solar a cada duas horas, dormir pelo menos 8h e não exagerar na bebida alcoólica. Se for dirigir, não beba, ou vá a pé, de táxi. Sua vida é seu maior bem. Você é responsável por todos que estiverem dentro do seu carro. Cuide deles também”, ressaltou.

A palestra dobre as doenças sexualmente transmissíveis ficou a cargo da técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, Andrea Miranda, que citou as principais doenças transmitidas por relações sexuais, como a hepatite B e a Aids, entre outras. Explicou a importância do uso do preservativo e enfatizou que por conta do mal uso, pode ter sua função invalidada.

Também foi motivo de alerta que a Aids não é uma doença que se identifica apenas com o olhar. “O infectado pode não aparentar estar doente. O infectado não tem cara, raça, religião. Não se pega Aids pelo suor, banho de piscina, sabonete, tolha, vaso sanitário, abraço, aperto de mão e beijo”, listou.

Para o servidor da Gerência de Material e Patrimônio, João Rossy, essa época proporciona o reencontro de amigos, e consequentemente muita diversão. “É um momento de juntar a turma, e aqui no trabalho, nos alegra, nos tira o estresse. O resto é carnaval e felicidade”, disse.

A técnica Andrea Silva, da Gerência de Recursos Humanos disse que não perde essas comemorações, porque aproveita para relaxar a cabeça, espairecer. “É aquela parada maravilhosa, dias em que descontraímos ao mesmo tempo em que aprendemos coisas novas”, analisou. No fim da atividade, alguns integrantes da bateria da Escola de Samba “A Grande Família” entoaram marchinhas de carnaval junto com os servidores.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará