Representantes municipais recebem certificado de curso de qualificação

Belém, 01/02/2016 –  O curso de Qualificação da Gestão Ambiental dos Municípios do Pará finalizado na sexta-feira (29) teve a participação do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha. O evento recebeu representantes municipais das regiões Guajará (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará); Marajó (Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta das Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure); Tocantins (Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia).

A engenheira ambiental Jamyle Ferreira e o engenheiro agrônomo Danilo Monteiro, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Moju, avaliaram como positiva a maneira como os temas relacionados à gestão ambiental e qualificação foram abordados. “As colocações foram muito abrangentes, sobre diversos assuntos relevantes. Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e aprender com as experiências positivas no âmbito estadual”, conta Danilo.

Raimunda Gaia, titular municipal da pasta de meio ambiente em Baião,  aproveitou para agradecer. “Este período foi muito gratificante. O nível de conhecimento que adquirimos juntos nesses quatro dias foi de extrema importância. Todos nós compartilhamos, com a Semas, os desafios, dificuldades, progressos e exemplos de sucesso na gestão ambiental”, comenta.

Antes do encerramento, houve espaço para uma exposição sobre preparação de projetos, desde a concepção, passando pela divulgação e até o levantamento de resultados obtidos. Maria Gertrudes Oliveira, coordenadora do Núcleo de Projetos Corporativos da Semas, apresentou o passo a passo de como se fazer a elaboração de projetos para editais públicos. “Nós sempre orientamos que os projetos sejam preparados com antecedência, para resolver as questões relacionadas aos documentos requeridos das chamadas públicas”, afirmou Maria. Um dos objetivos do curso é também encorajar a autonomia das secretarias municipais a partir da arrecadação de recursos de fontes como, por exemplo, o Fundo Amazônia.

A palestra debateu a importância de que tudo esteja alinhado para que haja êxito: cronogramas, estudo de público alvo, termos de referência, planilhas orçamentárias, parcerias e estratégias. De acordo com o secretário Luiz Fernandes, “realizar projetos consistentes é fundamental para o sucesso das gestões ambientais e os municípios podem sempre contar conosco da Semas”. Na oportunidade, ele ainda disse que conta com a participação de todos os municípios para que “o trabalho do Programa de Regularização Ambiental seja feito em conjunto”, e ressaltou que a Semas pretende realizar mais encontros deste gênero ao longo do ano. Todos os representantes municipais receberam certificado.