Semas promove curso de cubagem de madeira em tora e serrada

curso

Belém, 21/01/2016 – Servidores da Diretoria de Gestão Florestal (Dgflor) da Semas participarão de curso de qualificação, com aulas teóricas e práticas, para vistoria em pátios de estocagem das indústrias madeireiras e padronização das apresentações de relatórios de cubagem de madeira em tora e serrada, de acordo com as leis e normas vigentes.

No primeiro período, o instrutor Tobias Brancher comanda o curso de Cubagem de Madeira em Tora e Serrada, de 25 a 29 de janeiro, sempre das 15h às 19h, abordando temas como as fórmulas e métodos de cubagem, comparativos entre tipos de cálculos, apresentação de relatórios de resultados e conferência de dados com o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). O evento ocorrerá no auditório da Semas, na Lomas Valentinas, 2717, e os estudos de caso (aula prática) na LN Guerra Industrial, rua São Sebastião, nº 369, no município de  Santa Bárbara do Pará, Região Metropolitana de Belém.

A segunda fase, dia 11 de março, também no auditório da sede Semas, inicia com a palestra Infração Administrativa e Procedimentos Oriundos do Poder de Polícia Ambiental, ministrada por Thales Belo, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas. Das 8h às 12h, serão tratados assuntos como os dispositivos legais que caracterizam infrações administrativas ambientais, a importância do poder da polícia ambiental e as suas pertinências na administração pública.

À tarde é a vez da diretora de Gestão Florestal, Gabriela Rodrigues, expor em palestra Sistemas de Controle de Comercialização de Produtos Florestais e Elaboração de Relatórios de Vistoria. O curso debaterá tópicos relacionados à manipulação do sistema Sisflora Auditoria, realização de levantamentos com os sistemas, informações para análises de documentos e elaboração de relatório de vistoria. A carga horária será de 28 horas.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará