Programa de Valorização do Servidor para 2016 é lançado na Semas

Veja a Galeria de fotos

Belém, 20/01/16 – Tornar a vida do servidor, dentro do órgão, mais qualitativa e prazerosa é o objetivo do Programa de Valorização do Servidor para 2016 lançado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta quarta-feira, 20. Os seis projetos abrangidos pelo programa, que envolvem saúde, lazer e capacitação, foram apresentados e serão coordenados pela Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

Sobre este assunto, o titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, afirmou que é importante que cada servidor conheça o objetivo do seu trabalho para que possa conseguir ter melhor participação nas ações que visam alcançar os objetivos de suas atividades dentro do órgão ambiental. “Nosso trabalho exige grande esforço, e há o grande desafio em executá-lo, pois estamos em uma das áreas mais importantes do Estado, e temos a chance de mudar a condição de vida das pessoas. Temos que pensar sobre o que estamos atingindo, e onde estamos ajudando a impactar. E para desenvolver esse trabalho, precisamos estar de bem com a vida, e por isso, a necessidade do programa”, disse.

De acordo com a gerente de treinamento e desenvolvimento da Semas, Neumara Matos, os projetos também visam garantir que o servidor desenvolva habilidades e possa ser capacitado dentro das habilidades que já possui. “Os órgãos descobriram que valorizar o servidor na sua totalidade o torna uma pessoa mais feliz e produtiva. Então, a GTD se preocupou em fazer esse programa. Nossa meta é que o servidor venha satisfeito trabalhar”, esclareceu.

Os seis projetos são de Capacitação, que vai proporcionar cursos de qualificação para os servidores dentro de suas necessidades, e quando possível, extensão aos estagiários; Conscientização Ambiental, que promove campanhas como a já realizada neste ano “Use sua caneca” para diminuição de descartáveis até chegar a zero, coleta seletiva de papel reciclado e enviá-lo a outro lugar para ser aproveitado, e também o “Bazar entre Amigos”, para que os servidores de vários setores tragam roupas e objetos não mais usados para venda, compra e troca.

O programa também prevê a realização da Feira de Talentos, dividida em cinco etapas, canto, dança, instrumento musical, cozinha, contação de piada, artesanato, todos com premiação; outro projeto é o de Saúde e Prevenção, semana voltada para saúde, palestras sobre várias doenças, exames de colesterol. Dentro desse projeto tem a hora do almoço saudável, que vai acontecer dentro do refeitório, que será construído na sede da Semas. Ainda há o subprojeto “Tô de volta”, para acolher o servidor que está retomando suas atividades na Semas por conta de afastamento de doença ou outras situações. Já para aqueles que vão se aposentar, tem o subprojeto de aposentadoria planejada, que visa preparar o servidor que vai se aposentar, e precisará de ajuda para que possa vislumbrar outras oportunidades na vida.

Outro importante projeto é o de Ginástica Laboral, em que a Semas fará parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi)/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Estadual do Pará e Secretaria de Esporte e Lazer para proporcionar aos servidores posicionamento correto para evitar doenças decorrentes de postura incorreta.

O “carro-chefe” do programa é o projeto “Eu vou de bike pro trabalho”, que visa incentivar o servidor a ir de bicicleta para o trabalho, especialmente para aqueles que moram perto do serviço. Essa prática será incentivada pelo órgão ambiental através da transformação de atuais áreas não aproveitadas em espaço para guardar bicicletas dentro da Secretaria, bem como vestiários masculinos e femininos.

Durante o evento, a especialista em negócios e lideranças, Raquel Conde, fez uma palestra em que apresentou a “Fórmula da Felicidade”, que seria a soma de limites preestabelecidos, circunstâncias da vida e fatores que obedecem ao controle voluntário. Raquel defendeu que todo mundo nasce com uma cota de felicidade e que esses itens condicionados pela vida e pelos desafios que cada pessoa tem, ajudam a estabelecer seu nível de felicidade. “Os pilares da felicidade são emoções positivas, uso de forças, virtudes, talentos e a otimização da mente”, explicou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará