Semas e ONG promovem sensibilização sobre destinação do lixo

Crianças e jovens participam do jogo "Amigos do Meio Ambiente"

Belém, 18/01/2015 – A conscientização popular sempre é o primeiro passo para uma educação ambiental de qualidade e com poder de transformação social. Por isso, neste último domingo (17), a Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental através da Coordenadoria de Educação Ambiental realizou uma atividade de instrução sobre a importância do tratamento, condicionamento e destinação adequada do lixo, na comunidade do Conjunto Império Amazônico, no bairro de Souza, em Belém.

Realizada a partir da parceria da Organização Não Governamental (ONG) Missão Jovem com a Semas, a ação teve palestra ministrada pelo técnico Gilton Moura sobre o tema Resíduos Sólidos. Assistida por aproximadamente 150 pessoas entre moradores, jovens e crianças, também foi abordado o papel da sociedade organizada e com ativa participação social, motivando, por exemplo, a coleta seletiva nos bairros. O público participou ainda de um debate educativo e fez perguntas sobre o assunto.

Um jogo pedagógico ambiental também fez parte da programação com crianças e jovens, organizado pelo arte-educador Marcio Eokin, com intuito de reiterar a importância da participação social na preservação e conservação ambiental. No final da atividade, houve distribuição de 100 cartilhas de educação ambiental e 20 mini-jogos pedagógicos Amigos do Meio Ambiente.

O Coordenador Ambiental da Missão Jovem, Francisco Teixeira, agradeceu a colaboração da Semas e frisou a parceria e a divulgação de informações que a Secretaria disponibilizou para o evento como fundamental para o fortalecimento do trabalho de consciência ambiental desenvolvido pela ONG.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará