Santarém sediará audiência pública sobre projeto do Terminal de Uso Privado

Belém, 13/01/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizará em Santarém uma audiência pública para informar a comunidade sobre o projeto do Terminal de Uso Privado (TUP), de responsabilidade da Empresa Brasileira de Portos de Santarém Ltda (Embraps), convocando os ministérios públicos Federal e Estadual, autoridades federais, estaduais e municipais, os órgãos públicos e privados, as instituições governamentais e não governamentais e a população para entender melhor do que o projeto trata, assim como discutir os possíveis impactos socioambientais do empreendimento.

O debate discutirá o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), e será aproveitado como subsídio do parecer técnico a ser emitido pela Semas, para fins de licenciamento ambiental. A documentação do Relatório está disponível na biblioteca da Semas, localizada na Travessa Lomas Valentinas, nº 2717, no bairro do Marco e também no site da secretaria de Meio Ambiente.

O TUP será um empreendimento que pretende melhorar o transporte e escoamento de grãos originários do Centro-Oeste brasileiro, região que produz cerca de 42% da safra nacional de grãos, ou seja, em torno 88 milhões do total de 209 milhões de toneladas registradas no ano passado. O transporte desses grãos será feito por via rodoviária (pela BR-163) e hidroviária (pelo Rio Amazonas). A construção e operação do terminal ampliarão a participação de Santarém no mercado internacional, considerando a localização privilegiada do município, com acesso para as principais economias globais.

Serviço:

Data – No dia 23 de fevereiro de 2016

Hora – 10h

Local – Comercial Atlético Cearense, que fica na Travessa Frei Ambrósio, nº 1410, Bairro de Fátima, na cidade de Santarém.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará