Meteorologia da Semas aponta tempo nublado na virada do ano na maior parte do Pará

Belém, 29/12/15 – Os paraenses que pretendem viajar para as principais praias do interior do Estado podem se preparar para aproveitar o final do ano sob um céu cinza; a previsão é que o tempo nessas regiões fique parcialmente nublado, mas sem chuvas significativas na noite da virada do ano. As informações são da Diretoria de Hidrologia e Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Para esta quinta-feira (31), último dia de 2015, a previsão para a capital paraense, Região Metropolitana de Belém (RMB) e nordeste paraense, é de pancadas de chuva com trovoadas apenas à tarde. Nesse período, a temperatura deve estar entre 23º e 32ºC, e a umidade relativa do ar, entre 70% e 90%, dado que indica maior umidade nessa época do ano. Para o Baixo Amazonas, onde fica Alter do Chão (uma das praias procuradas pelos turistas) e Marajó, outro destino bastante frequentado, a meteorologia prevê chuvas rápidas e isoladas no período da tarde. Na noite de réveillon, o céu deverá estar parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva na RMB e litoral nordeste (região do salgado).

Para aqueles que vão aproveitar a virada do ano nas praias de Salinópolis, Marudá e Mosqueiro, é importante saber que há previsão de chuva rápida também no período da tarde. Em Marabá, o cenário é um pouco é diferente, já que as informações meteorológicas indicam chuva acompanha de trovoadas, no período da noite.

O primeiro dia do ano novo começa com céu claro a parcialmente nublado, nas regiões do Marajó, RMB, Nordeste e Baixo Amazonas. Já no Sudeste e Sudoeste paraense, áreas de instabilidades deixam o céu nublado e previsão de chuva isolada, no período da manhã, especialmente em Itaituba e áreas vizinhas, explica o diretor de Hidrologia e Meteorologia da Semas, Antonio Sousa. “À tarde, o forte calor favorece a formação de nuvens, em grande parte do estado, com isso, há previsão de chuva isolada, na RMB, Nordeste e Marajó”.

Vejam como ficam as marés no último dia de 2015 e no primeiro dia do novo ano.

previsaomares31.12.15
previsaomares01.01.16

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará