Comitiva do Pará se reúne com Departamento Nacional de Florestas da França

Durante a reunião, os secretários apresentaram as ferramentas de gestão ambiental do estado, bem como as novas tecnologias utilizadas para garantir o desenvolvimento sustentável nos manejos florestais licenciados pela Semas. FOTO: ASCOM SEMAS DATA: 11.12.2015 PARIS 61882_185314

11/12/15 – Fechando a agenda de compromissos na França, durante a 21ª Conferência do Clima (Cop 21), o governo paraense se fez presente em uma reunião com o Office National Forest Internacional (ONF) em Paris, na última quinta-feira, 10. A proposta do encontro foi para trocar experiências entre o departamento, que é responsável pela gestão sustentável das florestas públicas da França e o Governo do Estado, no que diz respeito ao gerenciamento florestal no Pará.

A comitiva do Pará foi recebida pelo diretor geral da ONF, Jean-Guénolé Cornet e pela diretora florestal e territórios, Florence Laloë. Estiveram presentes na reunião o secretário Adjunto de Regularidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Thales Belo, o secretário Adjunto de Recursos Hídricos da Semas, Ronaldo Lima, o secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto e o restante da comitiva enviada até a França para a Cop 21.

Durante a reunião, os secretários apresentaram as ferramentas de gestão ambiental do estado, bem como as novas tecnologias utilizadas para garantir o desenvolvimento sustentável nos manejos florestais licenciados pela Semas. A apresentação mostrou como é feito todo o monitoramento da cadeia produtiva no Estado, desde a entrada da documentação necessária para o manejo, até a destinação final do produto florestal.

O uso do GPS dos caminhões que transportam a tora de madeira e o cercamento eletrônico via satélite, foram alguns dos caminhos apresentados para os diretores da ONF como ferramentas em implantação de monitoramento para frear os crimes ambientais. A intenção agora é o fortalecimento desse intercâmbio para que a França e a Amazônia consigam estreitar ainda mais os laços.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará