Pará cumpre agenda econômica na Cop 21

Belém, 09/12/15 – Dando continuidade à agenda do Estado do Pará durante a 21ª Conferência do Clima (Cop 21), os representantes do governo paraense se reuniram com Eric Boilley, diretor da Le Commerce du Bois, uma associação do setor madeireiro francês que congrega grande parte dos importadores da França, trabalhando no mercado internacional de produto florestal de forma estratégica e colaborativa. O encontro aconteceu informalmente em Le Bourget, local onde foi montada toda a estrutura da Conferência.

Aproveitando a ocasião, a comitiva do Pará apresentou à associação as ferramentas de gestão ambiental usadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na proteção e segurança do produto florestal exportado do Estado. O encontro foi conduzido pelo secretário Adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Thales Belo, pelo secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto, pela assessora de Inteligência da Semas, Beatriz Silveira e pelo diretor de mineração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão.

A Amazônia é responsável pela exportação de 90% da madeira de todo o Brasil e, já o continente europeu, é um dos maiores investidores desse mercado. Durante a breve reunião, foram apresentadas ações de prevenção e monitoramento desenvolvidas pelo Estado através da Semas, onde foi possível demonstrar todo o trabalho de proteção e segurança realizado dentro dos Planos de Manejo Florestais, licenciados pelo órgão ambiental. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), Monitoramento via Satélite em tempo real, uso do GPS nos caminhões que transportam as toras e os chips que serão implantados nas árvores estão entre os tópicos apresentados.

O Governo do Pará e a Associação pretendem, agora, construir uma aliança e estreitar as relações para que o mercado internacional madeireiro traga desenvolvimento sustentável ao Estado.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará