Educação Ambiental e Agricultura Familiar são debatidas em Seminário do MMA em Brasília

educacao ambiental IMG-20151202-WA0008

Belém, 10/12/15 – Compartilhar experiências e realizar um balanço do processo de implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf) nos territórios brasileiros foram os principais objetivos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao promover, nos dois primeiros dias deste mês, o II Seminário Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, em Brasília, que teve a presença da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A Semas foi representada pelo técnico ambiental, Lucivaldo Pontes, lotado na Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored). O encontro reuniu educadores ambientais de diversos estados do país e serviu como base para o planejamento das futuras estratégias de fortalecimento do Peaaf nas escalas regionais e nacional.

Durante o evento foram realizados trabalhos em grupos e mesas de diálogos para reflexão sobre a importância da educação ambiental na agricultura familiar, explorando conceitos por meio da interação entre as diversas instituições e políticas públicas relacionadas a essas temáticas.

Lucivaldo Pontes, educador ambiental da Semas, falou sobre a agricultura familiar destacando-a como um dos pilares da matriz econômica do estado e ressaltou o papel das secretarias de Meio Ambiente no contexto. “A Semas tem o intuito de promover uma gestão ambiental compatível com o desenvolvimento sustentável, incentivar o Peaaf e efetivar a incorporação da agroecologia e práticas produtivas fundamentais na dinâmica da organização social e econômica dos diversos territórios rurais existentes no Pará”, concluiu.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), cerca de 72% dos estabelecimentos agropecuários existentes no Pará podem ser enquadrados como pertencentes à agricultura familiar, apontando a importância desse segmento no estado.