Operação conjunta desmonta duas serrarias e apreende madeira em Baião

Belém (25/11/15) – De seis serrarias existentes no município de Baião, duas foram desmontadas no Km 50 da Rodovia BR 422, na última terça-feira, 24. Também foi apreendido cerca de três mil metros cúbicos de madeira ilegal e o maquinário (de ambas) por uma equipe interinstitucional, da qual faz parte a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Polícia Federal (PF).

Ainda compõe o grupo da operação o Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ministério Público Federal e o Exército Brasileiro.

De acordo com Cristiano Rocha, fiscal da Semas, nessa operação, cada instituição ficou responsável por um procedimento. À Semas coube autuar as empresas por funcionarem sem licença e apreender os equipamentos. No total, quatro autos foram lavrados por quebra de embargo. “Essas serrarias já haviam sido autuadas e embargadas pelo Ibama, mas estavam desobedecendo o embargo. O maquinário apreendido das duas serrarias será destinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí, que ficará como fiel depositário dos equipamentos”, disse.

Foram apreendidos um gerador, um motor de serra circular, uma plaina, uma destopadeira, uma serra simples, um carrinho circular, um amolador de fitas, todos os equipamentos serão destinados para a secretaria municipal de meio ambiente de Tucuruí.

O objetivo dessa operação foi desmontar as seis serrarias da localidade, que funcionavam de forma ilegal. Três ainda estão funcionando, por conta de um protesto no local e uma já estava parada, explicou o delegado da Polícia Federal, Everaldo Eguchi. “Apenas duas delas foram desmontadas, porque quando estávamos iniciando o desmonte da terceira, houve um protesto da população, que depende economicamente dessa atividade ilegal”, explicou.

Parte das madeiras (a maioria serrada) está sendo transportada de Baião para São Domingos do Araguaia em caminhões cedidos pelas prefeituras do Baixo Tocantins.