Reunião entre Semas e Aimex discute melhorias para o setor madeireiro

Belém, 25/11/2015 – Uma reunião entre o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha, e a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), foi realizada no último dia 23, com objetivo de articular propostas e estreitar a relação entre o órgão ambiental e a associação.

Para dar início à reunião, o titular da Semas fez uma breve apresentação das ferramentas de gestão ambiental que regem as ações da secretaria. Luiz Fernandes explicou aos associados como funcionam os eixos de trabalho do órgão ambiental. Prevenção, monitoramento e comando e controle estão funcionando dentro da Semas de forma interligada entre as ferramentas desenvolvidas, novos departamentos criados e tecnologias implantadas recentemente.

O secretário explicou, por exemplo, sobre os programas de combate ao desmatamento, sobre o funcionamento da assessoria de inteligência (que visa desarticular as principais organizações criminosas que praticam crimes ambientais no Estado), e sobre os novos equipamentos que serão exigidos dentro dos Planos de Manejo Florestal (PMF) licenciados pela Semas. Um deles é a aquisição de um GPS que será acoplado no veículo cadastrado para o determinado PMF e, caso esse veículo saia da rota pré-estabelecida, ele será desligado. A tecnologia visa prevenir fraudes e vendas ilegais do produto florestal.

Depois da apresentação, um bate-papo entre o secretário e os representantes da associação foi iniciado. Para o titular da Semas, as ações da secretaria ajudam o setor madeireiro. “Sabemos que temos muito o que melhorar, principalmente em tecnologia do nosso sistema. Vamos agilizar e qualificar o controle para que vocês também consigam desenvolver de forma mais segura seus empreendimentos”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará